ALERTA

Sintrajufe/RS alerta: golpistas ligam para servidores usando nome do sindicato para falsos pagamentos de RPVs e precatórios

O Sintrajufe/RS foi contatado por servidores e servidoras que receberam ligações de golpistas que se faziam passar por funcionários da entidade e queriam receber pagamentos para informações e liberações de RPVs e precatórios. O sindicato informa que não está realizando essas ligações e jamais solicita pagamento adiantado para liberação de valores.

O golpe começa com uma ligação telefônica, para um servidor ou servidora do Judiciário Federal. Nos casos informados ao sindicato, uma mulher faz a chamada se identificando como funcionária do Sitnrajufe/RS. Na conversa, ela solicita dados pessoais e/ou funcionais e dá o nome de um suposto servidor do Tribunal de Justiça do RS que seria responsável pelo andamento dos processos. Esse falso servidor, quando contatado, pede pagamento, via Pix, para encaminhar as liberações de valores.

Em outra versão do golpe, a pessoa que faz o primeiro contato com o servidor ou servidora sugere o telefone de um suposto advogado que faria o encaminhamento dos pagamentos. O Sintrajufe/RS pesquisou junto à OAB e não há advogado registrado com o nome passado pela falsa funcionária.

O Sintrajufe/RS destaca que, em nenhuma circunstância, é solicitado pagamento adiantado para liberação ou informações sobre precatórios ou RPVs.

Se houver desconfiança em relação a algum contato feito em nome do sindicato, os e as colegas devem ligar para o telefone fixo do sindicato (51) 3235-1977 ou enviar e-mail para [email protected].