O aniversário do Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindjus/RS) foi celebrado com o lançamento de um livro sobre os 35 anos de história de lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras da Justiça do RS, completados no último dia 8. O lançamento, que ocorreu no Hotel Plaza São Rafael na sexta-feira, 10, teve transmissão ao vivo e contou com dezenas de convidados, entre ex-dirigentes, parlamentares, representantes de entidades de classe e movimentos sociais. O Sintrajufe/RS participou da atividade, representado pelo diretor Marcelo Carlini.
Notícias Relacionadas
O livro Sindjus/RSUm sindicato de Luta foi organizado pelos diretores Marco Velleda (Comunicação) e Valter Macedo (Política e Formação Sindical), com redação e edição dos jornalistas Moah Sousa e Paulo César Teixeira e projeto gráfico e diagramação de Carmen Fonseca, publicado pela Editora Ponto e Vírgula. As greves, as principais reivindicações e conquistas e o processo de evolução da democracia sindical no permanente diálogo e construção com a base são destacadas nas 160 páginas da obra. É uma satisfação muito grande a gente poder contribuir com a causa sindical. Com o passar dos anos, as mudanças que ocorreram, as resistências que enfrentamos, com a dificuldade que é fazer sindicalismo no Poder Judiciário Tudo o que está aqui foi graças a nós, a cada um de vocês, parabéns a todos nós que construímos esses 35 anos de história de luta! , afirmou Valter Macedo, que relatou momentos marcantes de sua relação com o sindicato.
Resgate da trajetória do sindicato
A publicação faz um resgate histórico da trajetória do sindicato, fundado em 8 de novembro de 1988, mesmo ano em que foi promulgada a Constituição Federal. Com depoimentos de dirigentes e ex-integrantes das gestões anteriores, a narrativa conta a trajetória da categoria, sempre atravessada pelos principais acontecimentos políticos e sociais da história do Brasil.
A atividade contou com apresentação do músico Ciro Ferreira e intervenção artística de Bruno Fernandes, Ana Girardello e Mari Falcão, que compartilharam relatos sobre como suas vidas foram tocadas pela conscientização sobre a importância da luta sindical diante de diferentes acontecimentos. Foi exibido, também, um vídeo com fotos de momentos marcantes desses 35 anos de história, com homenagens a personagens de ontem e de hoje, inclusive os que já partiram. Ex-dirigentes também partilharam relatos sobre a atuação junto ao sindicato, momentos marcantes da história e a contribuição que cada um e cada uma tiveram na jornada de conquistas da categoria.
Poder Judiciário é injusto para fora e para dentro, denuncia diretor do Sintrajufe/RS
O diretor do Sintrajufe/RS e da CUT/RS, Marcelo Carlini, que esteve na atividade, afirmou que o Poder Judiciário é injusto ‘para fora e para dentro’. ‘Para fora’ porque é injusto com mais pobres, muitos deles negros. Injusto ‘para dentro’ com seus servidores, porque enquanto a magistratura empilha benefícios, muitas vezes retroativos, os servidores lutam para garantir o mínimo de reposição salarial e enfrentam a precarização da mão de obra, através da contratação pela chamada residência jurídica, simulacro de estágio acadêmico . Há, portanto dois mundos distintos. É evidente que precisamos de uma profunda reforma no estado, no judiciário inclusive. O Sindjus é exemplo e parceria de luta. Viva os 35 anos , enfatizou.
Lutar com o olhar para toda a sociedade
No fim do evento, o diretor de Comunicação do Sindjus, Marco Velleda, um dos organizadores do livro, entrou ao vivo direto de Belo Horizonte, onde participava do Seminário Internacional Reparação e, com muita emoção, falou sobre a construção do sindicato e o processo de criação do livro. Ele destacou que a força do sindicato está em lutar sempre com o olhar para toda a sociedade e não apenas voltado para questões internas, com uma visão mais ampla e democrática. Nós temos nos irmanado (com outros sindicatos e movimentos) para sempre lutarmos por uma sociedade mais justa, igualitária e socialista , pontuou.
O livro está disponível para os filiados e filiadas. As pessoas interessadas em receber a publicação devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]
Assista abaixo à reportagem do Seu Jornal da TVT, sobre o evento: