SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

HOMENAGEM

Servidor do TRT4, colega Luiz Fernando Taborda Celestino, falecido em 2023, passa a dar nome ao prédio administrativo do tribunal

Nesta segunda-feira, 28, Dia do Servidor Público, o TRT4 realizou a solenidade de atribuição do nome do servidor Luiz Fernando Taborda Celestino ao Prédio Anexo Administrativo do tribunal. A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, magistrados e servidores.

Luiz Fernando foi diretor-geral do TRT4 de janeiro de 2002 a dezembro de 2015. Ele participou ativamente do projeto de construção do prédio administrativo, inaugurado em 2013. Por sua trajetória, Luiz Fernando também foi homenageado na 1ª Outorga da Comenda do Mérito Judiciário do TRT4, em novembro de 2015. A Comenda é destinada a personalidades que contribuíram para o engrandecimento da Justiça do Trabalho.

Luiz Fernando ingressou no quadro de servidores da Justiça do Trabalho gaúcha em novembro de 1981. Na área administrativa, após sua atuação à frente da Diretoria-Geral, foi diretor da Secretaria de Manutenção e Projetos, entre dezembro de 2015 e junho de 2016. Também atuou na Seção de Execução e Pesquisas Patrimoniais e na Secretaria de Gestão de Pessoas. Ao longo da carreira, ainda foi diretor de secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Gravataí, da VT de São Jerônimo, e da 4ª e da 5ª VTs de Porto Alegre.

Aposentado desde 2018, faleceu em 18 de dezembro de 2023. No dia seguinte, o Órgão Especial do TRT4 aprovou a atribuição do nome de Luiz Fernando ao prédio administrativo.

Representaram o Sintrajufe/RS na solenidade as diretoras Arlene Barcellos e Cristina Viana e os diretores Paulo Guadagnin, Walter Oliveira e Zé Oliveira. Falando em nome do sindicato, a diretora Arlene Barcellos relembrou que, durante greves da categoria nos anos 2000, o sindicato participou de mesas de negociação com o então diretor-geral Luiz Fernando, que “sempre tratou a representação de servidores de forma respeitosa, democrática e republicana, na busca da conciliação”. Destacou ainda que, mais recentemente, já aposentado, o colega participou de reuniões chamadas pelo sindicato para discutir ações visando impedir a retirada de direitos conquistados ao longo dos anos pela categoria: “Ao nominar o prédio administrativo do TRT4 de Luiz Fernando Taborda Celestino, além da emoção, marca a importância, a valorização e o reconhecimento ao trabalho realizado pelo colega, servidor público do PJU, ao longo dos anos na Justiça do Trabalho do RS, o que alcança a todas e todos nós servidores”, concluiu.

Com informações do TRT4

Foto: TRT4