O Coletivo de Escritores Negros (CEN) realiza o sarau “Te vira negona, te vira negão”, em homenagem ao babalòlá Dumissai, professor e ativista Waldemar Pernambuco Moura Lima, por sua contribuição para a luta do povo negro. Será nesta quarta-feira, 14, na Griô Hamburgueria Afrocentrada (Travessa do Carmo, 76, Cidade Baixa, Porto Alegre), com entrada gratuita.
Notícias Relacionadas
Durante o evento, o microfone estará aberto para quem quiser se manifestar, ler e recitar suas poesias. De acordo com o material de divulgação, o CEN é um grupo de fomento, produção de escrita e cultura negra, que busca “aquilombar articuladores de cidadania negra e periférica no intuito de promover e visibilizar o potencial artístico em todas as formas de expressão cultural, individuais e coletivas, do povo negro e periférico”.
Sobre o homenageado
Waldemar Moura Lima, mais conhecido como Pernambuco, foi um compositor, cantor, ator e diretor de teatro e carnavalesco, fundador e coordenador da Rua do Perdão e da Banda DK, ativo no carnaval de rua de Porto Alegre. Ativista do movimento negro, atuou como um dos coordenadores do Movimento Quilombista Contemporâneo, continuidade da ideia implantada por Abdias do Nascimento, com inspiração na República de Palmares, de colocar negros e negras em espaço de poder e a governança afrocentrada.
Também foi idealizador e diretor artístico do Grupo Temático Pedagógico Ponto Z (Z de Zumbi), criado para proporcionar uma releitura da história do Brasil. Um dos principais espetáculos produzidos foi o educativo “Contando a verdade, cantando a história”.
Com informações de Coletivo de Escritores Negros e Extraclasse