SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

Visitas ao interior

Santo Ângelo, Ijuí e Santa Maria também recebem visita do Sintrajufe/RS na construção do dia 20 de março; Unimed na JT entrou na pauta

Depois de Passo Fundo, Carazinho, Osório e Santa Rosa, foi a vez do Sintrajufe/RS visitar os colegas de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Maria na preparação da assembleia geral que acontece do dia 13 e do dia nacional de mobilização convocado pela Fenajufe para 20 de março.

Nesta etapa as visitas ao interior foram feitas pelos diretores Marcelo Carlini e Zé Oliveira. Eles reforçaram a necessidade da unidade da categoria na cobrança ao ministro Barroso, presidente do STF, de uma proposta de carreira que reponha as perdas acumuladas, retome a sobreposição dos cargos e que o concurso público seja a forma de ingresso no judiciário federal. Também nesta quarta os colegas da Justiça Eleitoral em Porto Alegre foram visitados pela diretora Márcia Coelho.

Em todos os lugares foi registrada a indignação com o tratamento cada vez mais desigual dado pela cúpula do judiciário para trabalhadores em relação à magistratura. Esta indignação aumentou ainda mais depois da possibilidade de tratamento diferenciado até da assistência à saúde, em debate na Justiça do Trabalho. Na Justiça Eleitoral a dispensa dos requisitados das prefeituras, a residência jurídica e a ameaça de terceirização dos serviços também foram objeto de preocupação.

Foram também debatidas as tratativas feitas em Brasília pela Fenajufe em relação ao Fórum de Gestão da Carreira. De acordo com Zé, “os colegas servidores perguntaram muito sobre ações judiciais, em especial a questão de pagamento retroativo de quintos, que foi pago no Paraná, mas ainda sem definição para Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.

Além disso, os trabalhadores e trabalhadoras seguem indignados com as matérias produzidas pela grande na mídia, que criam desinformação e confusão ao utilizarem chamadas para notícias que misturam os servidores com os magistrados.

Na assembleia que ocorre neste dia 13 a direção do Sintrajufe/RS irá propor à categoria que a mobilização de 20 de março seja um dia de paralisação. O objetivo é dar um passo na construção do movimento e aumentar a pressão sobre o STF para que apresente uma proposta de carreira até junho como ventilado no Fórum de Carreira.

A assembleia terá três pontos de pauta: mobilização nacional do dia 20, eleição da delegação ao 12º Congrejufe e a incidência de mensalidade sindical sobre verbas recebidas retroativamente. A atividade será online, pela plataforma Zoom, com início às 19h30min.

O link do zoom pode ser acessado aqui.