No último sábado de março (29), às 10h, será realizado o walking tour “Repressão e Resistência: Marcas da Ditadura no Centro de Porto Alegre”. O percurso tem como objetivo visitar locais de memória da ditadura civil-militar (1964-1985) em Porto Alegre, abordando a repressão, a resistência e as marcas deixadas por esse período sombrio da história brasileira. A caminhada tem duração aproximada de duas horas e terá como ponto de encontro a Praça Argentina, com encerramento na Esquina Democrática.
Notícias Relacionadas
O evento inaugura o projeto Roteiros Culturais Sintrajufe, que vai promover atividades de turismo cultural exclusivas para os sindicalizados. Durante o passeio, os participantes irão conhecer locais como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Praça Raul Pilla, a Catedral Metropolitana, o Instituto dos Arquitetos do Brasil, a Praça da Alfândega e a Esquina Democrática – espaços que carregam importantes memórias da resistência à ditadura. Vale ressaltar que o roteiro não inclui visitações internas aos locais mencionados.
O passeio será conduzido por Maria Lúcia Badejo, uma guia de turismo diplomada pelo Senac-RS, com especialização em atrativos culturais pelo IFPR. Além disso, Maria Lúcia é jornalista graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Letras pela UFRGS. Ela é autora do livro Pelas ruas de Porto Alegre: um guia para conhecer o Centro Histórico caminhando.
Para se inscrever clique AQUI
“Acho importante que as pessoas saibam que a cidade teve uma enorme relevância nessa época, por sua localização geográfica (próxima à fronteira com Uruguai e Argentina, rotas de fuga de pessoas perseguidas e também de colaboração das ditaduras na Operação Condor) e pelo fato de o presidente deposto, João Goulart, ser gaúcho, assim como os principais generais que o sucederam. Além disso, a articulação da Campanha da Legalidade começou aqui, com o governador Leonel Brizola, e várias lideranças políticas da época eram de Porto Alegre. Aliás, a cidade teve o primeiro centro de detenção clandestino do Cone Sul (Dopinho)”, explica Maria Lúcia.
Como Participar
Para participar da atividade, os interessados devem seguir os seguintes passos:
- Consulte a agenda: Escolha o evento e clique no botão de inscrição ao final da descrição do evento.
- Preencha o Formulário: Após ser direcionado para o formulário de inscrição, preencha os dados solicitados.
- Pagamento: Após o envio do formulário, o participante receberá um link para efetuar o pagamento via Pix.
- Confirmação de Inscrição: A inscrição será confirmada após a confirmação do pagamento.
- Inscrições Múltiplas: Caso o participante queira pagar por mais de uma inscrição, poderá efetuar o Pix no valor total e informar os nomes dos inscritos via Pix ou pelo WhatsApp (51) 99018-1444.
O valor da inscrição é de R$ 40,00, e inclui o guiamento, seguro e um folder digital com imagens e informações complementares sobre os locais visitados.
Não perca essa chance de conhecer mais sobre a história de Porto Alegre, revivendo as marcas da resistência e da repressão da ditadura, guiado por uma especialista no tema. Inscreva-se e garanta sua vaga neste passeio cultural único!]
Foto: Arivaldo Chaves/Divulgação