APOSENTADOS, APOSENTADAS E PENSIONISTAS

Quintativa do NAF teve visita ao Museu de Ciência e Tecnologia da Pucrs; próxima reunião acontece no dia 11

Na última quinta-feira, 27, o Núcleo dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas (NAF) do Sintrajufe/RS realizou sua primeira Quintativa de 2023. Os e as colegas fizeram uma visita ao Museu de Ciência e Tecnologia da Pucrs.

O Museu possui três andares e um mezanino repletos de experiências lúdicas e interativas que divertem pessoas de todas as idades, com temas como eletroestática, mudanças climáticas, arqueologia, evolução, ilustração cientí­fica, matéria e energia entre outros.

Aposentados e aposentadas dos diversos ramos do Judiciário Federal participaram da visitação. Em seguida, confraternizaram na cafeteria que há no local.

A aposentada da Justiça Federal Maria Claudete Silva dos Santos comenta a atividade: achei muito interessante o sindicato oportunizar aos aposentados e aposentadas a chance do encontro ser realizado no Museu da Pucrs. Além de encontrar ex colegas, também retornei a um local incrí­vel, que conheci no passado com minhas filhas .

Para Lourdes Helena de Jesus da Rosa, aposentada do TRF4, e coordenadora do NAF, a visita ao Museu de Ciências da Pucrs é uma experiência que vai do universal ao regional. Universal quando mostra a lei da gravidade, por exemplo, regional quando mostra nossos campos e florestas. Não somos nada sem a ciência .

Para Arlene Barcellos, diretora do Sintrajufe/RS e, também, coordenadora do Núcleo, as atividades presenciais têm sido muito importantes, em especial depois do longo perí­odo de isolamento compulsório decorrente da pandemia. A visita ao Museu de Ciência e Tecnologia da Pucrs resgata essa convivência com muita informação, ciência e história .

Próxima reunião do Núcleo acontece no dia 11 de maio

A próxima reunião ordinária do NAF será dia 11 de maio, quinta-feira, das 15h às 17h, em formato hí­brido; a parte presencial, na sede do Sintrajufe/RS (rua Marcí­lio Dias, 660, Menino Deus, Porto Alegre), e a virtual, pela plataforma Zoom.

Quem já participou das reuniões anteriores do NAF de modo virtual não precisa se inscrever, porque receberá, por e-mail ou por WhatsApp, o link para acesso à sala de reunião. É importante verificar o recebimento do link via e-mail na caixa de entrada e, também, no Spam ou lixo eletrônico. Aposentadas, aposentados e pensionistas que não tenham ainda participado de reuniões do NAF por videoconferência e queiram receber orientações sobre como proceder devem encaminhar e-mail para [email protected].