SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

UMA TARDE DE CULTURA

Quintativa do NAF, dia 31/8, fará visita à Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre

Na próxima quinta-feira, 31, ocorre a Quintativa do Núcleo dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF). Neste mês, a programação será uma visita guiada à Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Haverá transporte saindo da sede do sindicato (rua Marcí­lio Dias, 660), às 15h30min, com retorno às 17h30min.

Uma das exposições no local é Afonso TostesAjuntamentos . Nascido em Belo Horizonte, Tostes se dedica í  investigação sobre estruturas, tendo como matéria-prima madeiras recuperadas de demolições e canteiro de obras pela cidade do Rio de Janeiro, onde vive. O artista explica que a realização da escultura, na maneira de trabalho, passa pela tentativa de associar coisas naturais e misteriosas í  previsibilidade humana. Busco naquilo que está morto alguma vida escondida. Assim a madeira, antes árvore, deixa de ser apenas material, e pelo esforço fí­sico se torna escultura e campo de reflexão .

Outra exposição é José GamarraAntologia , originalmente apresentada no Museu Nacional de Artes Visuais do Uruguai (MNAV). A mostra traz um panorama de quase oito décadas da carreira do artista uruguaio, cujas pinturas possuem raí­zes profundas na história da América Latina.

Também pode ser conferida no local a exposição Iberê Camargo: desenhos . A mostra traz autorretratos, retratos, paisagens, estudos de juventude e outros desenhos mais livres, em cadernos e também esboços e esquemas para futuras pinturas do artista.

A Fundação conta também com o Café Iberê e com a Loja Iberê. Além de artigos exclusivos da grife Fundação Iberê, podem ser adquiridos artigos de papelaria, decoração, joias, brinquedos, objetos de arte e artesanato, com design assinado por artistas e artesãos gaúchos.

Algumas orientações da Fundação Iberê Camargo para visitas:

– É permitido fotografar, desde que as imagens não sejam utilizadas para fins comerciais.
– No espaço expositivo, é proibido fotografar com flash; em algumas exposições, não é permitido fotografar por questões de direitos autorais.
– Não é permitido fazer ví­deos.
– Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos no espaço expositivo, inclusive chicletes e balas.
– Bolsas e mochilas de pequeno porte são permitidas, desde que sejam carregadas na frente do corpo e tomando-se o cuidado de não aproximá-las das obras. Objetos de maior porte devem ser deixados na chapelaria, um serviço gratuito.

Inscrições devem ser feitas até dia 30/8

Aquelas e aqueles colegas aposentados e aposentadas que queiram participar da atividade deverão enviar manifestação de interesse, até o dia 30, às 17h. Isso pode ser feito por e-mail ([email protected]), mensagem por WhatsApp para o telefone (51) 98012-6003 ou ligação para o sindicato: (51) 3235-1977. Há um limite de 20 vagas para a visitação.