Na quinta, 29, aposentados e aposentadas do Sintrajufe/RS realizaram a primeira Quintativa presencial depois de 2 anos em meio de restrições impostas pela pandemia. A atividade, promovida pelo Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas, ocorreu na Confeitaria Maranghello, em Porto Alegre.
Notícias Relacionadas
O café da tarde de confraternização foi um momento de muita conversa e alegria pelo reencontros. Mas também houve momentos de debate a respeito das pautas que vêm preocupando aposentados, aposentadas e pensionistas do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul. Entre eles, o projeto de lei complementar (PLP) 189/2021, que trata da transferência, para o INSS, como órgão gestor, de todas as aposentadorias e pensões do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Recomposição salarial e as eleições de 2022 também foram assuntos em pauta.
A diretora do Sintrajufe/RS e coordenadora do NAF, Arlene Barcellos, destaca a importância da manutenção das atividades do sindicato durante a pandemia. As reuniões, as Quintativas e os Encontros Estaduais do Núcleo ocorreram de forma virtual e isso manteve forte o vínculo entre as pessoas, nas questões mais gerais e também em temas específicos da categoria. Em todas as reuniões, debatíamos sobre as lutas que o sindicato vinha travando e contando, inclusive no período inicial da pandemia, com nossa mobilização de rua no enfrentamento à reforma administrativa, denunciando um governo que menosprezou a pandemia. Além disso, participamos de muitas atividades, aqui no estado e em Brasília, pela recomposição salarial, em defesa da democracia e dos direitos dos colegas da Justiça Eleitoral e contra o fechamento de varas trabalhistas , destaca a diretora, concluindo que foi um reencontro muito emocionante, onde cada palavra, cada olhar, significou um abraço. Um emocionante abraço na nossa história de lutas .
Emoção, descontração e alegria tomaram conta dos colegas presentes à nossa Quintativa de setembro, que, finalmente, pôde ser presencial , afirma a também coordenadora do NAF Iria Edinger. Ela lembra que, desde o início da pandemia, aprendemos um novo modo de integração do NAF , com reuniões e Quintativas no modo virtual, o que não nos impediu de seguirmos defendendo nossas pautas e da categoria como um todo. Contamos com corajosos e aguerridos colegas que se fizeram presentes em atos e caravanas. E agora, nos cabe fortalecer ainda mais nosso núcleo, porque temos duras batalhas pela frente .
Próxima reunião do NAF
A próxima reunião ordinária do NAF deverá ocorrer na segunda semana de outubro; a data será informada nos meios de comunicação do Sintrajufe/RS. A reunião será em formato híbrido, ou seja, haverá participação presencial na sede do sindicato e, também, por meio virtual. Dessa forma, fica garantida a participação de colegas que não residem em Porto Alegre, como já vinha acontecendo nos últimos dois anos, quando as reuniões ocorreram exclusivamente por meio virtual.