Foi lançado nesta semana um abaixo-assinado online organizado pela Fenassojaf. O objetivo é pressionar o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) pela aprovação do pedido de providências 2351-86.2021.5.90.0000, para reajuste da indenização de transporte (IT) de oficiais e oficialas de justiça. O pedido está sob relatoria do desembargador Brasilino Santos Ramos.
Notícias Relacionadas
A indenização, na Justiça do Trabalho, está congelada desde 2015, e oficiais e oficialas, ao longo desse período, vêm arcando com prejuízos, considerando a inflação e, mais especificamente, os aumentos relacionados ao setor de transporte, combustíveis e manutenção de veículos. Esses colegas são os únicos servidores e servidoras que utilizam veículo próprio para prestação regular de serviço público, e as condições adversas comuns em vários locais (estradas ruins, longas distâncias, etc.) acabam por aumentar o custo de manutenção, de seguro e eleva a desvalorização dos automóveis.
Em 8 de agosto, o Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou a concessão de reajuste da indenização de transporte de oficiais e oficialas da JF, de R$ 1.405,50 para R$ 2.075,88. Os valores estavam congelados desde 2017.