A 17ª edição da Parada Livre de Porto Alegre será realizada neste domingo, 17, a partir das 14h, no Parque da Redenção, próximo ao Espelho D’água. O evento cultural e político marca a luta por direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais na capital gaúcha e é organizados pelo movimento LGBT do Rio Grande do Sul por meio dos grupos Nuances, Somos, Liga Brasileira de Lésbicas, Criolos e G8 Generalizando. Neste ano, a Parada terá como slogan Ajoelha e reza! Liberta-te do preconceito , somando-se à 7ª Marcha Lésbica de Porto Alegre.
Â
Â
Para os organizadores da Parada, um país que se pretende democrático não pode aceitar a existência de cidadãos ou cidadãs de segunda categoria. Da mesma forma, não pode ser governado por dogmas e princípios religiosos, deixando que fundamentalistas imponham seus pensamentos moralistas e comprometendo diretamente o princípio de um Estado laico .
Â
Programação
Â
¢ 17 de novembro, das 14h às 22h17ª Parada Livre & 7ª Marcha Lésbica, com atrações de música, dança e arte transformista, além da apresentação de Gloria Crystal, Lady Cibele e Laurita Leão e convidados e convidadas. A caminhada no entorno do Parque da Redenção inicia-se às 17h30min, com sete trios elétricos.
¢ 19 de novembro, às 19hExposição 22 anos do Nuances, com jornais e materiais gráficos que registram a trajetória da ONG. Memorial do RS, Praça da Alfândega, Centro Histórico.
Â
¢ 21 de novembro, às 19hSeminário da Parada Livre: Para que servem as paradas, qual seu significado político?, com representantes dos movimentos sociais de diversidade sexual, aberto ao público. Auditório da Faculdade de Direito da Ufrgs, Av. João Pessoa, 80.
Â