O Núcleo de Pessoas com Deficiência do Sintrajufe/RS realiza, no dia 18 de dezembro, a última reunião deste ano. A atividade será online, a partir das 19h30min, pelo Google Meet.
Notícias Relacionadas
O link de acesso à reunião será repassado pelo sindicato. Para recebê-lo ou para participar do grupo de WhatsApp do Núcleo, basta manifestar interesse pelo e-mail [email protected].
O objetivo da reunião será avaliar a trajetória do NPCD e retomar as atividades do núcleo. As pautas debatidas serão:
- Relato do Encontro de PCDs da Fenajufe;
- relato da roda de conversa e lançamento do livro “Tudo sobre nós, por nós! Trajetórias e Vivências de Pessoas com Deficiência da Justiça do Trabalho”;
- PL 5437/2023;
- organização e funcionamento do Núcleo.
Em relação ao livro “Tudo sobre nós, por nós!”, a obra tem depoimentos de 36 servidores e servidoras, magistrados e magistradas da Justiça do Trabalho com diferentes tipos de deficiência. O livro faz parte do Projeto Memórias, Vivências e Experiências de Pessoas com Deficiência, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
O NPCD
O Núcleo de Pessoas com Deficiência (NPCD) do Sintrajufe/RS foi criado em 2001, com o objetivo de atender às necessidades específicas desse segmento da categoria. O núcleo realizou seu primeiro Encontro Estadual em 2001, seguido por outros encontros, seminários e reuniões e, desde lá, tem tido atuação importante nas lutas das pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul e no país, defendendo a implementação de políticas públicas que garantam a acessibilidade e o respeito às diferenças e necessidades de cada um.