SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

REPOSIÇÃO SALARIAL

Nova reunião da Mesa de Negociação acontece no dia 10 com expectativa de proposta do governo para servidores do Executivo; no Judiciário, luta é pela antecipação da última parcela

Está marcada para o dia 10 de agosto a próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que reúne o governo federal e entidades sindicais. Conforme a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), a expectativa é de que, na reunião, o governo Lula (PT) apresente uma proposta de reposição salarial para os servidores e as servidoras do Executivo.

Em publicação em suas redes sociais, a Condsef explica que, na primeira reunião da MNNP, Fonasefe e Fonacate, fóruns que representam o conjunto dos servidores do Executivo Federal, apresentaram proposta unificada de recomposição em dois blocos que traz reajustes entre 39,82% a 53,05% e seriam escalonados em três anos (2024 a 2026), a partir de 1º de janeiro de 2024. A pauta apresentada pelas entidades sinaliza também um importante ponto de partida. Essa unidade será determinante na busca de avanços de todas as demandas represadas e urgentes para a categoria .


Servidores e servidoras do Judiciário terão mobilizações e reuniões na semana de 8 de agosto

As negociações da MNNP em torno da reposição salarial dos e das colegas do Executivo têm influência indireta no Judiciário Federal e no Ministério Público da União (MPU). Os servidores e servidoras do Judiciário e do MPU defendem a antecipação da última parcela da reposição salarial da categoria, prevista para 2025.

No dia 8 de agosto, a Fenajufe reúne-se com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. No contexto dessa reunião e do fim do recesso parlamentarpara antecipar a parcela, será necessário aprovar uma lei que autorize o pagamento “, a federação convocou mobilizações para os dias 9 e 10 em Brasí­lia.

Em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul, o Sintrajufe/RS também está convocando mobilizações. No dia 8 de agosto, o sindicato realiza ato público, em frente ao prédio da Justiça Federal de 1ª instância, em Porto Alegre, às 14h, com ônibus para levar os e as colegas dos prédios da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral. No interior, a categoria está chamada a realizar manifestações e registrar fotografias com faixas e cartazes em frente aos prédios.