MOBILIZAÇÃO

No dia 18 de março, Sintrajufe/RS realiza assembleia geral organizar luta da categoria contra a reforma administrativa e debater outros temas urgentes

Para preparar a continuidade da luta contra a reforma administrativa, o Sintrajufe/RS realiza, no dia 18 de março, uma assembleia geral estadual. A assembleia ocorre de forma virtual e também debaterá as medidas de proteção frente à pandemia e a destinação das cotas do Orçamento Participativo de 2020 nas cidades que não utilizaram os recursos. A atividade será às 19h, e o acesso é pelo link ou pelo ID da reunião: 966 6752 6591.

A principal pauta da assembleia será o combate à reforma administrativa. Está marcada para o dia 24 uma mobilização nacional contra a proposta, que amplia o desmonte dos serviços públicos e retira direitos dos servidores e das servidoras. Veja AQUI a cartilha do Sintrajufe/RS que explica a reforma e seus prejuí­zos para servidores e para a população em geral. Na assembleia, será discutido indicativo de paralisação no dia 24, como parte das atividades de luta que ocorrerão em diversos locais do paí­s.

Também será pauta da assembleia o combate à pandemia do novo coronaví­rus e as medidas de proteção aplicadas nos diferentes tribunais e locais de trabalho onde atua a categoria. O Sintrajufe/RS vem defendendo, desde o iní­cio da pandemia, a priorização do trabalho remoto. No final de fevereiro, em meio ao agravamento da crise sanitária, enviou ofí­cios às administrações e procuradorias pedindo o fechamento dos prédios, o que foi atendido por todos, com exceção do TRF4. A efetividade das medidas e a situação nos locais de trabalho serão debatidas pelos colegas.

Por fim, a assembleia irá discutir a destinação das cotas do orçamento participativo (2020) no caso das cidades que não utilizaram os recursos durante o ano passado. O orçamento participativo é uma compensação aos colegas do interior que não podem comparecer a alguns eventos do sindicato em Porto Alegre. Por isso 15% dos valores que cada localidade repassa ao sindicato retornam ao interior através do Orçamento Participativo para a utilização em atividades diversas definidas em assembleia de base e que sejam executadas coletivamente, promovendo a integração da categoria. Será debatida a possibilidade de destinação dos recursos sobrantes para as necessárias lutas da categoria contra os ataques do governo aos serviços públicos, em especial a atual campanha contra a reforma administrativa. Esse ponto da assembleia não envolve os valores de 2021, que estão sendo provisionados em conta especí­fica do Sintrajufe/RS para as atividades de integração a serem realizadas pelos colegas durante o ano em curso.

O Sintrajufe/RS orienta as cidades e locais de trabalho a, antes da assembleia geral, realizarem assembleias de base para discutir esses temas, especialmente a reforma administrativa. O sindicato está à disposição dos diretores e diretoras de base para participar das assembleias de base.