SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CULTURA

Nesta terça-feira, 30/5, websérie “Confessionário”, apoiada pelo Sintrajufe/RS, será exibida na Cinemateca Capitólio

Nesta terça-feira, 30, às 19h, a Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085), em Porto Alegre, exibirá três novos episódios da websérie “Confessionário – Relatos de Acordar”, que recebeu apoio do Sintrajufe/RS. A atividade é gratuita e contará com debate com a equipe da produção e especialistas após a exibição. Em junho, os episódios serão exibidos na página do projeto no Youtube.

A série

Em “Confessionário – Relatos de Acordar”, cada episódio traz depoimentos reais de diferentes grupos de mulheres vítimas de violência, interpretados por uma atriz, além de cenas gravadas das entrevistas e um profissional da área da saúde/ciências humanas, sempre em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a vida dessas pessoas, demonstrando que as violências retratadas violam o que nos é dado como direito.

As atrizes Brenda Artigas, Patsy Cecato e Sandra Dani dividem os episódios com a advogada Mirella Cavalcanti, a delegada Ana Luiza Caruso e a auditora fiscal Lucilene Pacini, que trazem informações e orientações de como realizar uma denúncia e como buscar ajuda e apoio às vítimas, reafirmando o caráter didático e de utilidade pública do projeto, dão vida a essas histórias.

A obra é de ficção, mas baseada em relatos reais de mulheres que sofreram violência doméstica e de gênero. O projeto foi concebido pela atriz e diretora de teatro Deborah Finocchiaro e pelo diretor de cinema Luiz Alberto Cassol, tendo como motivação a dura realidade de mulheres que vivem em situação de opressão e violência doméstica e o aumento do número de casos durante esta pandemia. O objetivo é mostrar a essas mulheres que elas não estão sozinhas e estimular a denúncia em casos de violência.

A série foi realizada em 2020 e, em 2022, ganhou exibições da primeira temporada na TVE. Agora, serão apresentados três episódios inéditos.

Datas e horários

A estreia na Cinemateca Capitólio será no dia 30 de maio, terça-feira, às 19h.

Em junho, os três episódios serão exibidos na página do projeto no Youtube, que pode ser acessada AQUI. Veja abaixo os dias e os horários dessas exibições:

06/06, terça-feira, 20h – “Privada Da Sua Própria História – Rosália” – Confessionário – Relatos de Acordar – trabalho análogo à escravidão #1
13/06, terça-feira, 20h – “Sem Medo De Envelhecer – Dalva” – Confessionário – Relatos de Acordar – violência contra idosos #2
20/06, terça-feira, 20h – “História De Uma Mulher Surda – Juliana” – Confessionário – Relatos de Acordar – violência contra mulheres surdas #3