Nesta sexta-feira, 25, o Sintrajufe/RS convoca a categoria para participar de um grande ato unificado contra a PEC 55/2016, que congela os investimentos públicos pelos próximos vinte anos. O ato público está marcado para as 18h, na Esquina Democrática, em Porto Alegre (avenida Borges de Medeiros com rua dos Andradas). Pelo fato de não haver, no Judiciário Federal, deliberação por paralisação nesse dia, o sindicato convoca a categoria a se somar a essa atividade, que ocorre no fim da tarde.
Â
O Sintrajufe/RS tem participado ativamente do enfrentamento à PEC 55/2016, estando presente em diversas atividades de protesto contra a proposta e realizando, inclusive, uma paralisação de 24 horas no dia 11 de novembro. O momento é de unidade entre estudantes e trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público municipal, estadual e federal para defender os diversos direitos ameaçados pela PEC e pelas medidas que deverão ser propostas logo a seguir pelo governo de Michel Temer (PMDB) caso a PEC seja aprovada.
Â
Nesta sexta, os colegas devem se encontrar diretamente na Esquina Democrática para participarem do ato. A presença de todos é muito importante para que o Judiciário Federal no Rio Grande do Sul esteja mais uma vez com força nas mobilizações em defesa dos serviços públicos.
Â
A PEC 55/2016 limita o crescimento das despesas primárias do orçamento ao valor previsto para o ano anterior acrescido da variação da inflação medida pelo IPCA. Prevê inclusive o congelamento nominal dos salários, caso seja necessário, para que o teto seja respeitado. Já aprovada na Câmara dos Deputados, a PEC terá de ser votada em dois turnos no Senado. A primeira votação está prevista para o dia 29 de novembro.









