SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Na próxima quarta, 3, acontece mais um encontro do Seminário História da Arte: Outros Olhares; curso gratuito tem participação de jornalista do Sintrajufe/RS

Está acontecendo, desde 12 de setembro e até 21 de novembro, o Seminário História da Arte: Outros Olhares, organizado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa). O curso traz palestras e debates tratando de manifestações artí­sticas de grupos e de indiví­duos secundarizados na história da arte tradicional.

São quatro encontros, sempre às 19h, no anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 do Campus da Ufcspa, na rua Sarmento Leite, 245. O primeiro aconteceu em 12 de setembro, e o próximo encontro será na quarta-feira, 3 de outubro. Dessa vez, o tema será “Arte e luta social: ilustração e movimento operário no Rio Grande do Sul”, tendo como palestrante Frederico Bartz. Bacharel, licenciado, mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e bacharel em História da Arte pela mesma universidade, o palestrante tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente no seguinte tema: movimento operário, jornalismo, militância.

No dia 7 de novembro, o tema será “Representações do negro na história da arte brasileira: (Re) significações, (Des) construções e (Contra) narrativas”. A palestrante será ízis Abreu, bacharela em História da Arte pela Ufrgs e mestranda em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crí­tica de Arte (PPGAV/Ufrgs). É diretora criativa da marca Izis AbreuJoias Identitárias .

A jornalista do Sintrajufe/RS Rosane Vargas, graduada em História da Arte na Ufrgs e mestranda em Artes Visuais na mesma universidade, com ênfase em História, Teoria e Crí­tica de Arte, será uma das palestrantes do Seminário. No dia 21 de novembro, ela fala sobre “Artistas mulheres no Brasil (séc. XIX e iní­cio do XX)”. Vargas também é integrante do coletivo Hacer e uma das responsáveis pelo Portal Hacer: História da Arte e da Cultura, Estudos e Reflexões.

Todos os encontros são gratuitos e abertos à comunidade. Acesse o link: https://extensao.ufcspa.edu.br/siex/Evento/Inicio/1045 e faça sua inscrição.