VALORIZAÇÃO

Lula assina reajuste para servidores do Executivo e promete mais concursos; no Judiciário Federal, reposição foi conquistada em 2022 após longa luta

O presidente Lula (PT) sancionou, nessa quinta-feira, 28, reposição salarial de 9% para os servidores e as servidoras do Poder Executivo federal. No ato de assinatura da lei, Lula prometeu realizar mais concursos públicos para repor as vagas que não vinham sendo preenchidas no último período.

Foi o primeiro reajuste para as categorias desde 2016 – o governo anterior adotara a política do zero aumento para todos os servidores públicos. A proposta fora aprovada no Congresso na última semana e a reposição passa a valer já a partir da folha de maio, a ser paga em junho. O projeto sancionado pelo presidente inclui também servidores civis aposentados e pensionistas e começará a ser pago a partir de 1º de maio. Além do aumento linear nos vencimentos, a proposta também prevê reajuste de R$ 200 no auxílio-alimentação, passando de R$ 458 para R$ 658.

Durante a cerimônia de sanção, o presidente disse que o reajuste sancionado nesta sexta “pode não ser tudo que as pessoas desejavam, mas é uma coisa muito importante diante do furacão que o Brasil foi vítima durante os últimos períodos”.

Concursos

Em seu discurso, Lula criticou o governo anterior por manter muitos “amigos dos homens” em cargos públicos. Agora, explicou, “aos poucos vamos colocando concursados em seu lugar”. E completou: “A gente vai ter que fazer concursos em várias carreiras para a gente repor aquilo que tinha desaparecido”. Lula ainda respondeu às críticas aos salários dos servidores: “Às vezes há uma incompreensão, eu não sei se por má-fé ou não, mas toda a vez que a gente fala em fazer concursos, algumas pessoas começam a utilizar ‘começou a gastança’. As pessoas não querem compreender, mas sabem que é assim, mas não querem compreender que, para melhorar qualquer serviço público, em qualquer país do mundo, você tem que contratar seres humanos, você tem que contratar mulheres e homens para fazer os serviços que somente ser humano pode fazer”, disse.

A retomada dos concursos, na prática, já começou. Ameaçadas de privatização durante o governo anterior, a Petrobras e o Banco do Brasil, por exemplo, já lançaram editais que totalizam mais de 7 mil vagas, entre efetivas e para cadastro de reserva.

Reposição dos servidores e servidoras do Judiciário Federal foi conquistada com muita luta

No Judiciário Federal e no MPU, após uma longa campanha salarial, foi aprovada no final do ano passado e sancionada também por Lula uma reposição parcial das perdas salariais dos servidores e servidoras, fruto da luta dos sindicatos e da categoria. A reposição, de 19,25%, está sendo implementada em três parcelas, cumulativas, totalizando 24 meses: 1º de fevereiro de 2023 (6%); 1º de fevereiro de 2024 (6%) e 1º de fevereiro de 2025 (6,13%). Agora, seguimos buscando repor as demais perdas acumuladas nos últimos anos.

Com informações do portal G1 e do Uol.

Foto José Cruz/Agência Brasil