O quarto encontro do Grupo de Leitura Antirracista do Sintrajufe/RS, em 21 de outubro, debateu o livro “Nada digo de ti, que em ti não veja”, da escritora e jornalista carioca Eliana Alves Cruz, premiado pela União Brasileira dos Escritores em 2022. No dia 23 de novembro, será realizado o encontro de encerramento do ano do grupo, em formato híbrido; as inscrições devem ser feitas até o dia 21 de novembro, às 18h.
Notícias Relacionadas
O debate de outubro teve como facilitadora a colega aposentada Lourdes Helena de Jesus da Rosa. Ela é bacharela em Ciências Políticas Sociais, fotógrafa, escritora e pesquisadora do povo negro, com foco na história das mulheres negras.
“Nada digo de ti, que em ti não veja”, lançado em 2020, é um romance histórico ambientado na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1732. O pano de fundo é a chegada do frei Alexandre Saldanha Sardinha ao Rio de Janeiro, encarregado, pelo Santo Ofício da Inquisição, de fiscalizar os fiéis e investigar possíveis crimes contra a fé católica e a tentativa de controlar desejos e instintos.
Em seu desenrolar a história aborda temas como milícia, racismo, fake news, delação premiada, conservadorismo e fanatismo religioso, questões que são atuais e, conforme a autora, sempre estiveram presentes na sociedade brasileira. “Escrevo romance contemporâneo com roupa de época”, disse a autora em entrevista ao jornal O Globo.
O diretor Diogo Correa afirma que foi mais um encontro muito proveitoso desse primeiro ciclo de leituras. “Essa obra, em especial, proporcionou profunda reflexão sobre os padrões de exclusão e resistência que marcam a identidade afro-brasileira”, analisa o diretor, ressaltando que “a autora esbanja sensibilidade na escrita e, ao mesmo tempo, é muito incisiva nesse emocionante romance, no qual narra uma parte da revoltante história da formação do nosso povo”. Por fim, reforça, “fica o convite para todos os sindicalizados e sindicalizadas participarem do nosso encontro de fechamento deste ano, no dia 23 deste mês, presencialmente, na sede do Sintrajufe/RS, ou de forma remota. Será uma oportunidade de conhecer o funcionamento do grupo, aprofundar conhecimentos e, quem sabe, fazer parte dele no ano que vem”.
Encontro no dia 23 encerra as atividades do Grupo de Leitura em 2024
O próximo encontro do Grupo de Leitura Antirracista ocorrerá no dia 23, a partir das 9h, em formato híbrido (presencial, na sede do sindicato, na rua Marcílio Dias, 660, ou virtual). Serão revisitadas as obras lidas ao longo de 2024 e haverá apresentações culturais e momentos para confraternização. Acesse AQUI para se inscrever.
Durante a atividade, estará disponível para compra o livro “Mulheres contam entre sangue, suor e lágrimas”, que reúne contos de dez autoras do coletivo Mulheres da Escrita. Uma das autoras é a colega aposentada do TRF4 Lourdes Helena de Jesus da Rosa. Veja informações AQUI.
Programação: |
8h40min – Recepção aos e às participantes |
9h – Abertura do evento Breve fala de introdução pela organização sobre o objetivo do encontro: encerramento do ciclo de leituras com ênfase na continuidade das discussões sobre “Pacto da Branquitude” |
9h20min – Debate Ampliado sobre “Pacto da Branquitude”, de Cida Bento Coordenação: Arlene Barcelos (diretora do Sintrajufe/RS) e Ísis Garcia (secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS) |
11h – Intervalo |
11h15min – Apresentação musical, com Chryssie Rodrigues, colega da JT de Taquara |
11h45min – Reflexões sobre as demais obras discutidas no grupo neste ano (“O Avesso da Pele”, Jeferson Tenório; “Marrom e Amarelo”, Paulo Scott; “Nada digo de ti, que em ti não veja”, Eliana Alves Cruz) Coordenação: Camila Telles (diretora do Sintrajufe/RS) e Lourdes Helena de Jesus Rosa (colega aposentada) |
12h45min – Encerramento: Reflexões coletivas e sugestões de novas leituras |