Há um novo golpe sendo aplicado em todo o país. Golpistas estão mandando SMS aos correntistas da Caixa, milhares deles aposentados, aposentadas e pensionistas, trabalhadores e trabalhadoras com salários médios mais baixos, dizendo que a assinatura eletrônica que dá acesso ao Internet Banking expirou. Eles enviam um link falso para reativação do acesso e pedem que o cliente do banco digite usuário e senha do Internet Banking e clique em continuar. É nesse momento que o golpe é aplicado.
Notícias Relacionadas
Segundo a repórter Tarsila Braga, do RecontaAí, os correntistas que clicam no link falso são direcionados para um site idêntico à página inicial do Internet Banking da Caixa e, na tela, aparece um aviso dizendo que a conta está pendente de validação. Confira na imagem abaixo.

Segundo mensagem no site falso, para evitar bloqueio total da conta, é preciso seguir o procedimento em tela, que orienta os correntistas a digitarem seus dados (usuário e senha do Internet Banking). Os correntistas que digitarem os dados estarão dando aos bandidos acesse total às suas contas correntes.
Como mostra a imagem abaixo, o SMS é enviado pelo número 87638 e não é um canal oficial de comunicação da Caixa. O endereço do site já indica que é uma fraude. A Caixa é um banco público, seus sites oficiais sempre possuem no endereço o “.gov.br”. Ou seja, para o link da mensagem ser um link oficial da Caixa, ele não poderia ser “.com”.

Esse tipo de golpe, onde o hacker usa um link de um site falso ou números de telefone, é muito comum. Os assuntos usados como isca são variados. O advogado Rafael Faben, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais, explica que é fundamental que as pessoas tomem algumas precauções para evitar ao máximo cair em golpes virtuais. Lembre-se sempre: Bancos não enviam e-mail, SMS ou WhatsApp solicitando seus dados. Não clique em nenhum link enviado por SMS. Não dê retorno a números de telefone que não são os oficiais da sua instituição bancária. Desconfie e não clique em link enviado em nome das instituições financeiras. Se tiver dúvidas, “antes de clicar, pesquise no Google se aquele domínio é realmente verdadeiro. Siga somente as orientações repassadas pelo site ou aplicativo do banco. Em caso de dúvidas sobre a veracidade do e-mail ou SMS, busque informações direto com o banco. |
Fonte: CUT Brasil