DESTAQUE

Fonasefe aprova Dia Nacional de Lutas em defesa do serviço público e contra a reforma administrativa

Durante três dias, na semana passada, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizou seminário nacional, online, com a presença de diversas entidades. O Sintrajufe/RS foi representado pelos diretores Alexandre Magalhães, Fabrí­cio Loguercio, Marcelo Carlini, Walter Oliveira e Zé Oliveira. As entidades presentes aprovaram a construção de um Dia Nacional de Lutas, na segunda quinzena de setembro. O objetivo é evitar que a reforma administrativa seja encaminhada ao Congresso e, se for, impedir sua aprovação.

Foi ressaltado que crescem as pressões do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e dos veí­culos de comunicação (que têm reproduzido os dados manipulados do Instituto Millenium sobre os números do serviço público no paí­s) para que o governo encaminhe essa reforma.

No seminário, ficou evidente que várias preocupações são comuns no conjunto das categorias. Entre elas, a ofensiva contra o serviço público; a PEC do Orçamento de Guerra, cujos montantes foram financiados pelo dinheiro advindo do congelamento de salários nas três esferas; a ameaça permanente de redução de salários e fim da estabilidade, que podem estar incluí­das na proposta de reforma administrativa prometida pelo governo Bolsonaro.