SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

FestiPOA Literária, apoiada pelo Sintrajufe/RS, apresenta a programação de sua 6ª edição em noite emocionante

Está quase na hora de começar a 6ª edição da FestiPOA Literária, festa da literatura já consagrada e reconhecida na capital gaúcha, que acontecerá entre os dias 10 e 19 de maio. O Teatro do Sesc-RS, ontem, foi o local escolhido para anunciar a programação de mais uma festa da literatura, dos livros, da arte e da cultura. O evento é idealizado e organizado pelo colega da Justiça do Trabalho Fernando Ramos e conta com o apoio do Sintrajufe/RS.

A noite foi apresentada pela jornalista Katia Suman, que chamou, para breves entrevistas, alguns dos atores da 6ª edição da FestiPOA, começando pelo escritor homenageado, o ficcionista, Cristóvão Tezza, passando para o escritor anfitrião da festa, Altair Martins, além dos autores Marcelino Freire, José Castello, Eucanaã Ferraz e Vicente Franz Cecim. Após cada anunciado, os atores Luciana Domiciano e Cristiano Godinho diziam trechos de textos dos autores convidados.

Logo após, foram convidados para subir ao palco os escritores Altair Martins e Carlos André Moreira, para um bate-papo sobre a obra de Tezza. Munidos de muitos livros do homenageado, os escritores deram uma boa amostra da extensa e rica obra do escritor. Quem já conhecia teve aspectos novos para pensar e quem nunca leu o autor, saiu com vontade de conhecer.

Para encerrar a noite, um momento raro e cheio de emoção. A Orquestra Villa-Lobos, formada por crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, apresentou-se com a participação dos solistas Dudu Sperb, Leandro Maia e Pedrinho Figueiredo sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira num repertório brasileiro, recheado de Vinícius de Moeraes, Chico Buarque, Heitor Villa Lobos, Ary Barroso, entre outros. A plateia assistiu aos jovens atenta e emocionadamente, aplaudindo de pé a muitas músicas e pedindo bis ao término, no que foi atendida. Ao final, os organizadores da FestiPOA, ao bom espírito da festa, ofereceram livros para os pequenos, a fim de plantar as sementes da leitura.

Toda a programação da FestiPOA é gratuita. Entre as atividades programadas está a Sexta Básica da FestiPOA Literária, no Salão Multicultural da Ecossede do Sintrajufe/RS, no dia 10 de maio, a partir das 21h, com a apresentação do Trio Chico, performance clown e poesia com Melissa Dorneles, leituras de Paula Teitelbaum, Eliana Mara Chiossi, Pedro Gonzaga e Éverton Behenck. “É uma alegria estar aqui testemunhando esta noite e, mais ainda, ser apoiador deste evento, que já é um sucesso e a cada edição se afirma mais como estimulador da literatura e da leitura. A FestiPOA já começa de parabéns. Tenho certeza de que será novamente uma grande edição”, disse Bárbara Kern, coordenadora da Secretaria de Cultura do Sintrajufe.

Confira a programação completa em:
http://www.festipoaliteraria.com/ e http://festipoaliteraria.blogspot.com.br/.

Por Ana Paula Faria, especial para o saite do Sintrajufe/RS