A FestiPoa Literária traz, mais uma vez, o ciclo “Nossas Escrevivências: Ciclo de Leituras Negras Femininas”, que acontece de 7 de abril a 5 de maio, com encontros semanais gratuitos no Centro Cultural da UFRGS. Com um total de 40 vagas presenciais, os encontros acontecem sempre às segundas-feiras, das 18h30min às 21h. A inscrição é gratuita, com vagas limitadas.
Notícias Relacionadas
A atividade visa destacar a literatura negra feminina contemporânea, com ênfase na “escrevivência”, conceito criado pela escritora Conceição Evaristo. O ciclo, em parceria com as Atinukés e o DEDS/UFRGS, oferecerá discussões sobre obras de autoras como Dalva Maria Soares, Marilene Felinto, Eliana Alves Cruz e Maria Rita Py Dutra.
Durante quatro encontros híbridos, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais profundamente o trabalho de escritoras negra. O ciclo será mediado pelas professoras Dedy Ricardo, Fernanda Oliveira e Lara Cornélio, além da psicóloga e escritora Dóris Soares e da diretora e produtora teatral Silvana Rodrigues.
Os temas discutidos nas reuniões do ciclo pretendem também fornecer ferramentas para o cumprimento da Lei 10639/2003, que trata do ensino sobre a história e cultura afro-brasileira, e fortalecer as discussões sobre a importância da literatura negra dentro da educação.
Mais informações sobre as inscrições podem ser acessadas AQUI.
Sintrajufe/RS e seu compromisso com a reflexão antirracista
O Sintrajufe/RS também fomenta o debate e a reflexão sobre a questão racial por meio de seu Grupo de Leitura Antirracista, uma importante iniciativa que visa promover a educação continuada e coletiva sobre o racismo. Criado como parte do Encontro de Negros e Negras realizado pelo Sindicato em outubro de 2023, o grupo tem como objetivo fortalecer a cultura antirracista, oferecendo um espaço de acolhimento e reflexão.
O Grupo de Leitura Antirracista busca, a partir da análise de diversas obras literárias, expandir a conscientização e promover o letramento racial entre os participantes. Cada reunião visa proporcionar uma experiência enriquecedora e transformar as discussões em ações práticas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Participe e aproveite essa oportunidade de se aprofundar na literatura negra e nas questões antirracistas.