SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CARREIRA

Fenajufe reúne-se com diretor-geral do STF para tratar de reposição salarial, reenquadramento dos auxiliares e inclusão dos aposentados no AQ

Nesta semana, a Fenajufe reuniu-se com o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Toledo, para tratar de temas como reposição salarial, reenquadramento dos auxiliares e inclusão dos aposentados no adicional de qualificação (AQ). Representaram a federação na reunião as coordenadoras Lucena Pacheco, Márcia Pissurno e Soraia Marca.

As dirigentes levaram pautas que estão sendo discutidas no Subgrupo 3 do Fórum de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da malha salarial. As coordenadoras reforçaram a defesa das premissas que foram apresentadas e aprovadas na Plenária de Belém.

Um dos temas centrais em discussão foi a recomposição inflacionária dos salários da categoria e a redução da diferença salarial entre técnicos e analistas. As representantes da federação apresentaram um apanhado das negociações feitas para as carreiras do Executivo federal, manifestando preocupação com a falta de avanços para os servidores e servidoras do Judiciário Federal. Nesse sentido, reivindicaram reajuste ainda em 2025, além dos índices já tratados para os próximos anos.

Outro tema em pauta foi o reenquadramento dos auxiliares. As coordenadoras questionaram o diretor-geral sobre o encaminhamento desse tema, sobre o qual ele havia dito na reunião anterior que seria resolvido com brevidade. O DG respondeu que já encaminhou seu parecer ao presidente do Supremo e que iria cobrar para que fosse enviado para o CNJ, que, por sua vez, deverá encaminhar aos tribunais. Por fim, tratou-se na reunião da reivindicação de que os aposentados e aposentadas também sejam contemplados pelo adicional de qualificação estabelecido pelo Fórum de Carreira.

Com informações da Fenajufe