Está aberta à visitação dos e das colegas da categoria, na sede do Sintrajufe/RS, a exposição fotográfica Trajetórias negras , com fotos da colega aposentada Lourdes Helena de Jesus da Rosa. A mostra fica na sede do sindicato (rua Marcílio Dias, 660) até o dia 16 de novembro, quando passará ao TRF4.
Notícias Relacionadas
A exposição traz retratos de mulheres e homens negros, incluindo personagens importantes da cultura local, colegas da categoria e trabalhadores e trabalhadoras do sindicato. Além de servidora aposentada, Lourdes é socióloga e fotógrafa.
A mostra Trajetórias negras foi apresentada durante a programação do 1º Encontro de Negros e Negras do Sintrajufe/RS, no final de outubro. Inicialmente, ficou no Salão Multicultural Alê Junqueira, tendo sido transferida agora ao saguão de entrada da sede. Dessa forma, todas as pessoas que transitam nesse espaço e que não estavam presentes no Encontro de Negros e Negras também poderão prestigiar o trabalho da colega, inclusive os alunos e as alunas das oficinas promovidas pela entidade.
Na ocasião da apresentação da mostra, Lourdes disse que disse que a exposição representa a diversidade do povo negro e dos lugares que ocupamos. Sua representatividade na família, nos grupos sociais aos quais pertencemos e na comunidade em geral. Na exposição, procuro mostrar que todos os fotografados possuem saberes, possuem conhecimentos, possuem importância para si, para a sua família e para a comunidade. A intenção, então, é o empoderamento do povo negro. Quero resgatar e valorizar a autoestima dos fotografados , explica a fotógrafa.