No dia 5, o Comitê em Defesa da Democracia do Vale do Paranhana promoveu uma live com o tema “Qual democracia queremos?”. Participaram pessoas das mais diversas áreas (professores e professoras, advogados e advogadas, lideranças de movimentos sociais, artistas), todos da região, debatendo a importância da democracia, o momento político e econômico do país e ações para enfrentá-lo.
Criado em 2017, como Comitê Regional contra as Reformas e em Favor do Serviço Público, o comitê retomou suas atividades, agora com novo nome, por conta da conjuntura atual. Em manifesto publicado pelo comitê, em junho, e assinado por várias entidades, como o Sintrajufe/RS, é afirmado que “Não é possível compactuar com um projeto que desferiu ataques sistemáticos aos direitos dos trabalhadores nos últimos anos, com o desmantelamento do serviço público, tão necessário, como se verifica agora no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
O diretor do Sintrajufe/RS Diogo Corrêa foi um dos convidados a participar da live. Na avaliação do dirigente, é importante a articulação da sociedade civil e dos movimentos sindical e social frente aos ataques do governo Bolsonaro, que ameaça a saúde, a vida e o emprego de brasileiras e brasileiros.