JUSTIÇA DO TRABALHO

Em reunião, TRT4 informa que pretende publicar nova portaria sobre trabalho presencial; Sintrajufe/RS defende adiamento, devido ao aumento dos casos de Covid-19

Na terça-feira, 1, o Sintrajufe/RS participou de reunião do Gabinete Permanente de Emergência – Covid 19, do TRT4. O sindicato defendeu que o tribunal não promova mudanças quanto ao trabalho presencial, tendo em vista o aumento dos casos de Covid-19.

A administração pretende publicar nova portaria, no prazo de dez dias, inicialmente, determinando que fiquem fechados apenas locais que, no sistema 3As de monitoramento do governo estadual, estejam no nível “ação”. Pelo sistema, caso surjam sinais de agravamento da pandemia, três níveis de alarme serão acionados: aviso, alerta e ação, sendo este último considerado o mais grave.

Atualmente, há unidades fechadas no nível “alerta”. Além disso, a nova portaria deve determinar que todos os locais que não estejam no nível “ação” tenham 30% de servidores e servidoras em atividade presencial.

O Sintrajufe/RS, representado pelos diretores Ramiro López e Walter Oliveira, argumentou que os números de contágio no estado estão em crescimento, com aumento nos percentuais de ocupação de leitos. Os dirigentes reiteraram que o sindicato vem cobrando de todos os tribunais e órgãos a adoção de medidas de proteção sanitária ante a nova onda da pandemia e a variante ômicron. Citaram como exemplo o TRE-RS, que publicou portaria suspendendo as atividades presenciais.