APOSENTADOS E APOSENTADAS

Em reunião extraordinária, colegas do NAF escolhem representantes do Sintrajufe/RS no Encontro do Coletivo Nacional da Fenajufe; nesta terça, 30, acontece a live Prepara Conap

Na quinta-feira, 25, foi realizada reunião extraordinária do Núcleo dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul e do MPU (NAF), do Sintrajufe/RS. Entre outras pautas de interesse do segmento, os e as participantes da reunião, por videoconferência, escolheram quem representará o o sindicato no Encontro do Coletivo Nacional (Conap) da Fenajufe.

Na abertura da reunião, a diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos apresentou um relato sobre a realização do Conap em Brasí­lia, que acontece nos dia 17 e 18 de setembro, destacando a quantidade de participantes, as regras, as previsões do regimento interno e os objetivos do Coletivo.

Veja AQUI a convocatória e todas as informações do Conap.

Prepara Conap

Foi apresentada aos participantes da reunião uma visão geral da pauta a ser apresentada à Fenajufe para construção da programação do Conap. Para subsidiar os debates, o Sintrajufe/RS, em parceria com o Sisejufe/RJ e o Sindiquinze, irá realizar uma atividade convocada como Prepara Conap , no dia 30 de agosto, das 14h às 16h.

Haverá um painel sobre o PLC 189/2021 que poderá ser acompanhado AQUI. Além do painel, na reunião do “Prepara CONAP” serão debatidos temas como a recomposição salarial, a reforma da Previdência, as decisões do TCU em aposentadorias e pensões e os subsí­dios nos planos de saúde.

Quem já participou das reuniões anteriores do NAF receberá, por e-mail ou por WhatsApp, o link para acesso à sala de reunião do Prepara Conap . Aposentadas, aposentados e pensionistas que não tenham ainda participado de reuniões do NAF e queiram receber orientações sobre como participar da atividade deverão encaminhar e-mail para [email protected]. É importante verificar se recebeu a confirmação do e-mail na caixa de entrada e, também, no Spam ou lixo eletrônico.

Delegadas e pautas

Durante a reunião, os e as participantes realizaram a escolha das e dos dois representantes que irão participar do Conap de forma presencial, além de dois suplentes. Participarão de forma presencial a diretora Arlene Barcellos, aposentada da Justiça do Trabalho, e Marli Zandoná, aposentada da Justiça Federal, ambas eleitas para a próxima gestão do Sintrajufe/RS. Como suplentes, ficaram definidos os nomes de Silvia Antunes, aposentada da Justiça do Trabalho, e Lourdes Helena da Rosa, aposentada do TRF4.

Após a escolha, passou-se à discussão, ponto a ponto da pauta a ser apresentada à Fenajufe para o Encontro do Conap, dentre elas o PLC 189/2021, que será tema da live do Prepara Conap na terça-feira; as decisões do TCU em aposentadorias e pensões, ainda não julgadas (últimos 5 anos), considerando ilegais os atos de registro; a necessidade de discutir a forma de aplicação dos subsí­dios de assistência médica para quem tem mais idade e paga mais pelos planos de saúde; e a revogação da reforma da Previdência, em especial no caso de aposentados e pensionistas, em todos os aspectos que tratam de taxação de aposentadorias e os cálculos de pensão.

A diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber informou que a Secretaria de Saúde e Relações de Trabalho do sindicato está desenvolvendo projeto para a realização de pesquisa sobre a “Covid longa”, em parceria com a Fiocruz, incluindo nesse projeto aposentadas e aposentados. Ela lembrou que já há deliberação congressual no sentido de que esse segmento seja incluí­do nas pesquisas de saúde, mas, em razão da pandemia, foi preciso tratar da situação dos colegas da ativa que ficaram em trabalho remoto compulsório em confinamento. Esse tema também será encaminhado à Fenajufe como sugestão de pauta.

Posse da nova direção do Sintrajufe/RS

No dia 9 de setembro, às 20h, será realizada a cerimônia de posse da Direção Colegiada e do Conselho Fiscal do Sintrajufe/RS para o perí­odo 2022-2025. A atividade ocorrerá no salão do Grêmio Náutico Gaúcho (av. Praia de Belas, 1948, Menino Deus, Porto Alegre).

Foi feito convite para os e as colegas presentes à reunião para que participem da cerimônia, que será seguida de coquetel e confraternização. É necessário confirmar presença até dia 5, pelo telefone (51) 3235-1977, com Ana Faria e Viní­cius Marques, ou pelo e-mail [email protected]. Cada sindicalizado ou sindicalizada poderá levar um ou uma acompanhante.

Plano odontológico

Ao final da reunião, tratou-se do plano odontológico firmado pelo TRT4, cujas informações foram disponibilizadas aos aposentados e aposentadas por e-mail, conforme informado pela diretora Arlene.