Foi realizada nessa quarta-feira, 21, reunião aberta do Núcleo de Pessoas com Deficiência (NPCD) do Sintrajufe/RS. Na atividade, que ocorreu por videoconferência, participou como convidado Antônio Augusto de Queiroz, jornalista, consultor e analista político, assessor parlamentar do Sintrajufe/RS e diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Queiroz conduziu uma conversa com os e as participantes sobre a proposta de emenda à Constituição 133/2019, conhecida como PEC Paralela à reforma da Previdência (emenda constitucional 103/2019), que inclui regramentos para pessoas com deficiência e aposentadorias especiais.
Notícias Relacionadas
A reunião contou com a participação de colegas da Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Justiça Eleitoral, além das diretoras Alessandra Andrade, Arlene Barcelos, Cristina Viana e dos diretores Ramiro Lopes e Zé Oliveira. Esteve na atividade também um colega do Sisejufe, do Rio de Janeiro.
Na abertura, a diretora Alessandra e o colega Elton Decker deram as boas vindas aos colegas que participaram pela primeira vez de uma reunião do NPCD e realizaram uma apresentação sobre o funcionamento e a periodicidade das reuniões do núcleo.
Antônio Queiroz levou aos participantes uma breve explicação sobre a PEC Paralela, que se encontra parada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados desde 2019, ainda sem designação de relator ou relatora. Após algumas colocações dos participantes, foram sugeridas alternativas para a busca pela aprovação dos pleitos dos servidores e servidoras com deficiência. Os diretores Ramiro e Zé Oliveira reafirmaram a disponibilidade do Sintrjaufe/RS e da Fenajufe para que se busque, junto aos deputados, a articulação em torno dos encaminhamentos propostos pelo segmento.
Clique no botão e veja nota técnica do Dieese sobre a PEC Paralela:
As reuniões do Núcleo de Pessoas com Deficiência do Sintrajufe/RS ocorrem sempre na quarta quarta-feira de cada mês. Atualmente, em razão da pandemia, as reuniões são realizadas por meio de videoconferência. Para receber o link ou para participar do grupo de WhatsApp do núcleo, basta manifestar interesse pelo e-mail [email protected].