SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

JUSTIÇA ELEITORAL

Em reunião com Sintrajufe/RS, presidente do TRE-RS defendeu valorização de servidores e servidoras

Na sexta-feira, 14, o Sintrajufe/RS reuniu-se com o presidente do TRE-RS, Francisco José Moesch. No encontro, o sindicato falou sobre condições de trabalho e solicitou apoio para a aprovação do projeto de lei 2441/2022, de revisão salarial da categoria. O desembargador disse que é importante a valorização de servidores e servidorasÂ í  prestação dos serviços.
 
O Sintrajufe/RS foi representado, na reunião, pelas diretoras Cristina Viana e Márcia Coelho e pelo diretor Zé Oliveira. Pelo tribunal, estavam presentes, além do presidente, a corregedora regional eleitoral, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak; a diretora-geral, Ana Gabriela de Almeida Veiga; e o diretor da Secretaria Administrativa, Vital Capellari Corrent.
 
Moesch falou sobre a importância da manutenção de um diálogo permanentç com o sindicato e o reconhecimento ao papel da entidadç como representante legí­tima dos servidores e servidoras. As dirigentes e o dirigente sindical levaram ao desembargador as preocupações dos e das colegas neste perí­odo eleitoral, frente aos ataques e í s ameaças ao sistema eleitoral, o que tem causado receios quanto a episódios de violência. O desembargador informou que, no primeiro turno, o processo transcorreu de modo tranquilo no Rio Grande do Sul.

Representantes do sindicato também reforçaram a importância de um movimento nacional, articulado pelo conjunto de tribunais, para reverter os efeitos da Emenda Constitucional 95/2016, a qual tem inviabilizado, entre outras coisas, a reposição das vagas de aposentadoria. 

Revisão salarial

 A direção do Sintrajufe/RS explicou que, no momento, a categoria, em campanha salarial desde o iní­cio de 2022, está mobilizada pela aprovação e melhorias no PL 2441/2022, que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta de reajuste salarial de 18%, parcelados, foi encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro. Foi reiterado o pedido para que o desembargador apoie a reivindicação.
 
Em setembro, o Sintrajufe/RS entregou ofí­cios, solicitando, novamente, apoio í  reivindicação da categoria de reposição salarial, aos presidentes do TRT4, Francisco Rossal de Araújo; do TRF4, Ricardo Teixeira do Valle Pereira; além dç Francisco José Moesch. A entrega ocorreu durante o 17º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS, em Gramado.
 
O presidente do TRE-RS fez referência ao encontro em Gramado e disse que há proximidade dos tribunais do estado, incluindo o Tribunal de Justiça e o Tribunal Militar, a fim de discutir coletivamente as questões afins. Ele destacou que a defesa e a valorização dos servidores e das servidoras é importante, também, para evitar o aumento da rotatividade.

Central de Atendimento ao Eleitor

 Outro assunto tratado na reunião foram problemas constatados pelo Sintrajufe/RS na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) e cartórios eleitorais do 2º andar, em Porto Alegre. Em visitas mais recentes (AQUI e AQUI), foi constada a necessidade de limpeza especializada para locais ainda contaminados pelos vazamentos, a falta de rotas de fuga em caso de incêndio e questões quanto aos espaços de trabalho dos cartórios que, para as eleições, estavam utilizando o prédio do anexo..
 
O presidente pediu que o Sintrajufe/RS formalize as questões levantadas e encaminhe diretamente a ele. O sindicato disse que vai atualizar e reenviar ofí­cio já protocolado anteriormente sobre o assunto.