SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Em entrevista, Maia confirma que quer começar a votar em novembro PEC que reduz salários dos servidores atuais

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou, em entrevista ao Valor Econômico, o que o Sintrajufe/RS já denunciava no iní­cio desta semana: quer acelerar a tramitação da proposta de emenda à Constituição 186/2019, a PEC Emergencial, que, entre outras medidas, reduz os salários dos servidores e das servidoras atuais. Maia quer que a votação tenha iní­cio ainda em novembro, podendo ser concluí­da no iní­cio de janeiro.

Maia quer que, no iní­cio do ano que vem, já estejam em vigor diversas medidas que reestruturamna verdade, desestruturamo Estado, incluindo o corte de até 25% de salários e jornadas do funcionalismo, a extinção do abono salarial (espécie de 14º salário pago a quem ganha até dois salários mí­nimos) e o congelamento de aposentadorias e pensões para quem ganha acima de três salários mí­nimos. A proposta é parte de um projeto mais amplo, engendrado por Maia, Paulo Guedes e Jair Bolsonaro (sem partido), que inclui também a reforma administrativa.

Na entrevista ao Valor, Maia se mostrou, no entanto, descontente com ter que esperar até o ano que vem. Meu calendário é que, se der tudo certo e se o Senado votar a PEC Emergencial na segunda quinzena de novembro, termina na Câmara na primeira quinzena de janeiro. É só fazer a conta. A Câmara ainda tem que apensar na comissão especial, contar as 11 sessões, ler o relatório, pedido de vista, construir votação na comissão e depois no plenário , disse.

No dia 28, todos e todas à luta!

Para fazer frente a esse projeto, não há outra alternativa a não ser a mobilização. Por isso, no dia 28 de outubro, Dia dos Servidores Públicos, haverá atos em diversas partes do paí­s. Em Porto Alegre, o Sintrajufe/RS está convocando, juntamente com a Frente dos Servidores Públicos, as centrais sindicais e outras entidades, para mobilização às 14h, no Paço Municipal, Centro da capital. Veja AQUI todas as informações sobre o dia de lutas, as campanhas contra a reforma administrativa e os atos já realizados em Porto Alegre.