SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Em assembleia, por maioria, categoria aprova moção de repúdio à tentativa de salvar o corrupto Aécio Neves

Na assembleia geral do Sintrajufe/RS, no sábado, 30, a categoria aprovou, por maioria, moção de repúdio à tentativa de salvar o corrupto Aécio Neves . O texto ressalta que o senador tucano, acusado corrupção e obstrução da Justiça, é um dos principais atores da quadrilha que dirige o paí­s e que é preciso deter uma vergonhosa operação ˜salva todos™ que começa no Congresso .

Depois de lida a moção, foi aberto espaço para defesas contra e a favor. O colega da Justiça do Trabalho de Porto Alegre Paulo Guadagnin afirmou que o problema da nota era que o texto não entendia o momento vivido pelo paí­s, que estaria a largos passos indo para o fascismo . Ele citou a prisão de Rafael Braga, único preso nas jornadas de junho de 2013, sem qualquer prova, como exemplo da arbitrariedade do Judiciário. Para Guadagnin, a imunidade do senador não é para proteger o corrupto do Aécio , mas para proteger a democracia .

O diretor do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira fez a defesa a favor da moção. Começou discordando da tentativa de querer igualar Rafael Braga e Aécio Neves . Afirmou que não é possí­vel sair em defesa de Aécio quando o Supremo o afasta do cargo de senador, sabendo-se que o tucano está envolvido em corrupção e outras atividades ilí­citas. O dirigente lembrou que a bandeira cadeira para corruptos é histórica na esquerda e que sair em defesa do que há de mais podre no Congresso aumenta o ceticismo da classe trabalhadora em relação à polí­tica e a alternativas ao que está aí­. Portanto, finalizou defendendo cadeia para todos os corruptos, seja de que partido forem .

Depois das defesas, a moção foi submetida a votação. Foi aprovada pela maioria de votos do plenário.

No dia 28, por 3 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG) do cargo de senador, recolhimento domiciliar noturno e entrega do passaporte, devido a denúncia de corrupção e obstrução da Justiça. Os ministros entenderam que eram necessárias medidas cautelares para preservar as investigações.

Veja a moção na í­ntegra:

Moção de Repúdio à tentativa de salvar o corrupto Aécio Neves

O Brasil assiste a uma das maiores crises polí­ticas de sua história, com sucessivos escândalos de corrupção envolvendo a cúpula do governo Temer. Um dos principais atores da quadrilha que governa o paí­s é o senador Aécio Neves, do PSDB-MG, defensor de todos os ataques a direitos já aprovados pelo governo e com uma infinidade de provas demonstrando seu ní­tido envolvimento com recebimento de propina, caixa 2 e tentativa de obstruir investigações.

O STF acaba de negar o pedido de prisão do parlamentar mais uma vez, mas determinou o seu afastamento do mandato e recolhimento noturna à sua residência. O Congresso, no entanto, começa uma vergonhosa operação salva todos , buscando garantir o mandato de Aécio, já enxergando o risco que correm as outras dezenas de corruptos também investigadas.

Os trabalhadores do Judiciário Federal no RS, reunidos em assembleia geral estadual, em 30/9, repudiam mais essa iniciativa do Congresso para salvar o pescoço de polí­ticos que fazem a polí­tica de balção de negócios espúrios e criminosos.
 

Cadeia para corruptos, seja de que partido forem!

Moção apresentada pelo coletivo Luta Sintrajufe.