Todos os dias, milhares de brasileiros e brasileiras sofrem tentativas de golpe a partir de ligações telefônicas ou de envio de mensagens. Um caso ocorrido nesta sexta-feira, 3, envolvendo um diretor do Sintrajufe/RS, pode servir de alerta para ajudar possíveis vítimas a evitar golpes desse tipo.
Notícias Relacionadas
Nesta sexta, um diretor do sindicato foi a um posto de saúde completar seu calendário vacinal. Logo que saiu do posto, coincidentemente, recebeu uma ligação de uma pessoa que se dizia do Ministério da Saúde. Essa pessoa fez uma série de perguntasse ele ou alguém da família havia pego covid, como foi o tratamento, etc. Após as perguntas, informou que as respostas seriam publicadas no site do Ministério. Mas, para que isso acontecesse, ele iria enviar um código de validação.
O problema é que esse código era, na verdade, de ativação da conta de Whatsapp em outro aparelho celular. Caso fosse informado, permitiria que o golpista se passasse pela vítima para, por exemplo, pedir empréstimos aos contatos, um tipo de ação comum nesses casos. O diretor do Sintrajufe/RS percebeu o golpe e, ao identificar-se como servidor do Judiciário, o golpista desligou o telefone.
Recentemente, o programa Fantástico, da TV Globo, publicou matéria sobre esse golpe e sobre como se proteger. Veja clicando na imagem abaixo:

Sintrajufe/RS protege os dados dos colegas
É importante reforçar que o Sintrajufe/RS toma todos os cuidados de proteção dos dados dos filiados e filiadas. Serviços como o T-Conecta, por exemplo, são utilizados em celulares exclusivamente reservados para esse fim. Portanto, em nenhum momento, os dados do sindicato ou dos filiados e filiadas estiveram expostos.
Cartilha da Polícia Civil do RS ajuda a prevenção
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul disponibiliza uma cartilha para prevenção de golpes na internet. O material lista alguns golpes comuns e sugere dicas para se proteger. Acesse AQUI.