SALáRIOS

CTASP aprova realização de audiência pública para debater recomposição salarial

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) aprovou, na terça-feira, 4, dois requerimentos que solicitam a realização de audiência pública na comissão para debater a recomposição salarial para servidoras e servidores públicos federais. Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Paulo Ramos (PDT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG), coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. A data da audiência ainda será divulgada.

Entre os convidados solicitados nos documentos, estão o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenajufe faz parte, e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Tí­picas do Estado (Fonacate). Além disso, requer a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, ou representante.

O pedido de audiência é um encaminhamento da reunião estratégica que aconteceu no gabinete da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados no dia 26 de abril.

Pressionado pela mobilização das entidadesincluindo algumas categorias que já estão em greve “, o governo anunciou uma recomposição de 5% às servidoras e aos servidores federais a partir de julho, í­ndice insuficiente. As perdas acumuladas apenas no governo Bolsonaro ultrapassam 19,99%.

Além da audiência na Ctasp, as entidades definiram por reiterar o pedido de reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); criar uma comissão geral para discutir a recomposição; fazer reuniões quinzenais ou mensais na Liderança da Minoria; articular para que o PLP 45/2022 (que prevê punição aos servidores grevistas) seja relatado pela oposição; e ato no Auditório Nereu Ramos, na Câmara, em defesa do serviço público.

Fonte: Fenajufe