SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

FORMAÇÃO

Confira a programação do 1º Encontro de Negros e Negras do Sintrajufe/RS, que acontece no dia 28/10

Acontece, no dia 28 de outubro, o 1º Encontro de Negros e Negras do Sintrajufe/RS. O evento ocorrerá na sede do Sintrajufe/RS (rua Marcí­lio Dias, 660), com iní­cio às 9h, aberto a toda a categoria; a programação completa já está disponí­vel. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online até o dia 20.

A programação inclui debates sobre temas como antirracismo, gênero, capacitismo, mundo do trabalho, sindicalismo, polí­ticas públicas, sob a ótica da negritude. Serão três mesas, distribuí­das entre os turnos da manhã e da tarde.

Mesa 1 “ Como pensar a interseccionalidade na organização sindical? “ Com Isis Garcia e representantes dos núcleos do Sintrajufe/RS (Negros e Negras; Pessoas com Deficiência; Mulheres; Diversidade Sexual; Aposentados, Aposentadas e Pensionistas).

Mesa 2 “ O que nos inspira? Como as lutas negras fora do Poder Judiciário contribuem e dialogam com o movimento sindical? “ Painelistas: Mãe Paty (Patrí­cia de Lourdes Peres da Rosa), Walmyr Júnior e Elis Regina Duarte Gomes.

Mesa 3 “ Polí­ticas públicas para a população negra “ Painelistas: Gleidson Renato Martins Dias (Taata N’Daji dya Zambi) e Magali Dantas.

Ao meio-dia, será oferecida uma feijoada (com opção vegetariana), a cargo do chef Pedro Nascimento.

No fim da tarde, será oferecido um coquetel aos e às participantes. O momento cultural será marcado pela abertura da exposição fotográfica Trajetórias negras , da socióloga, fotógrafa e colega aposentada Lourdes Helena da Rosa. Também estará presente o artista visual Valdenar Gonçalves, com a exposição de retratos em óleo sobre tela Pretos a três por quatro .

Veja abaixo a programação completa
9hAbertura: Mí­stica de chegança, com a artista Ana Cristina dos Anjos.
9h30min “ Abertura e apresentação da dinâmica do encontro, com membros do Núcleo de Negros e Negras e da direção do Sintrajufe/RS
10hMesa 1: Como pensar a interseccionalidade na organização sindical?Com ísis Garcia, secretária de Combate ao Racismo da CUT/RS, e representantes dos núcleos temáticos do Sintrajufe/RS
12hIntervalo para almoço. Será oferecida uma feijoada (com opção vegetariana), a cargo do chef Pedro Nascimento
13h30min “ Mesa 2: O que nos inspira? Como as lutas negras fora do Poder Judiciário contribuem e dialogam com o movimento sindical?Com Patrí­cia de Lourdes Peres da Rosa (Mãe Paty), liderança quilombola; Elis Regina Duarte Gomes, liderança do movimento negro; Walmyr Júnior, militante do movimento negro e da periferia no Rio de Janeiro
15h “ Intervalo
15h30min “ Mesa 3: Polí­ticas públicas para a população negraCom Gleidson Renato Martins Dias (Taata N’Daji dya Zambi), operador do Direito; Magali Dantas, servidora pública e ativista dos Direitos Humanos.
17h – Encaminhamentos
18h – Coquetel de confraternização e momento cultural
19h “ Encerramento

Sobre os e as painelistas:


Ana dos Anjos

Mulher Preta, Mãe de dois jovens negros, estudantes e cotistas da Ufrgs, professora alfabetizadora e inclusiva, ativista do movimento negro e do cuidado e autocuidado entre mulheres ativistas, poetisa e artista visual, orientadora e supervisora escolar.


Gleidson Renato Martins Dias (Taata N’Daji dya Zambi)

Taata Kambomdo da comunidade tradicional de matriz africana Inzo Tubensi; doutorando em Direito e mestre em Direito pela Unisinos, especialista em Direito pelo IDC, bacharel em Direito pela PUC-RS.


Elis Regina Duarte Gomes

Graduada em Ciência Contábeis; pós-graduada em Gestão de Pessoas. Presidenta da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro-RS), tesoureira e coordenadora de Geração de Trabalho e Renda da Cooperativa de Trabalho e Habitação 20 de Novembro e trabalhadora do Sintrajufe/RS.


Isis Garcia

Bancária, representante estadual do Conselho de Gênero, Raça e orientação sexual da Confederação Nacional do Sistema Financeiro (ContrafCut), secretária de Combate ao Racismo da CUT/RS, militante da MMM e da Frente Negra Gaúcha.


Mãe Paty (Patrí­cia de Lourdes Peres da Rosa)

Mulher negra, liderança do Quilombo Ouro, formada como agente de saúde da população negra, yalorixá, delegada pela Assistência Social microrregião 9Lomba do Pinheiro e lí­der comunitária.


Walmyr Júnior

Cria do Complexo da Maré no Rio de Janeiro. militante do Movimento Negro Unificado (MNU) e ativista do Instituto Perifa Sustentável. Possui graduação em História (PUC-Rio) com ênfase em história das favelas. É mestrando em Ciências da Sustentabilidade pela PUC-Rio e coautor do livro Porta Vozes da ResistênciaNarrativa de Três Favelados .



Magali Dantas

Cientista social, coordenadora-geral de Capacitação de Altos Executivos na Enap, mestra em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). É colaboradora da estratégia Fiar: Formação e Iniciativas Antirracistas, parceria firmada entre o Ministério da Igualdade Racial e a Enap. Com origem na carreira de técnica judiciária, é sindicalizada desde 1997 e mãe do Raphaí«l.