SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Com PL 2.648/15 na pauta desta segunda-feira, servidores pressionam deputados

Servidores do Judiciário Federal e do MPU intensificam a atuação na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 4, em defesa do reajuste salarial e das reivindicações da categoria. O projeto de lei 2.648/2015, referente ao reajuste do Judiciário, está na pauta da sessão plenária marcada para começar no iní­cio da noite, a partir das 18 horas.

 

A inclusão do item na pauta foi defendida pelo lí­der do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), na reunião de lideranças ocorrida na segunda-feira da semana passada. Guimarães, que vinha resistindo à ideia de fazer essa articulação, mudou de tom e finalmente atendeu à solicitação dos servidores. Haverá, no entanto, uma nova reunião de lí­deres nesta segunda, 4, prevista para as 16 horas, na qual a pauta da semana estará novamente em discussão.

 
Para a mesma sessão desta segunda, no entanto, está pautado outro projeto que prejudica os servidores públicos de um modo geral: o PLP 257/2016, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal e poderá levar ao congelamento de salários no setor público por tempo indeterminado. A princí­pio, esse projeto não interfere diretamente no PL 2.648/2015, caso ele seja de fato aprovado, mas terá consequências para futuros reajustes e para o próprio funcionamento dos serviços públicos.

 
Defesa de melhorias

 
O servidor Adilson Rodrigues, da coordenação da Fenajufe e integrante da Comissão de Negociação, prevê uma semana de intenso trabalho no Congresso. Ele defende um esforço de unidade para defender o reajuste salarial, sem deixar de defender, até o último momento, as mudanças reivindicadas pela categoria e que não foram contempladas. Entre elas, a que exclui o uso dos 13% é a que mais preocupa no momento. Nós estamos fazendo a nossa parte, tentando superar a absoluta inoperância e omissão do Supremo Tribunal Federal, que o que fez até agora foi só atrapalhar a pauta geral da categoria , afirma Adilson. Sabemos que não tem nada garantido e o esforço vai continuar até a efetiva votação e aprovação do projeto, disse.

 
O dirigente sindical destaca que é dever das direções sindicais fazer a defesa do que os servidores decidiram em seus fóruns sindicais. Levamos esse apelo para vários lí­deres, alguns influentes na base do governo, no sentido de esforço na melhoria do projeto, que se daria por emenda de plenário, desde que haja acordo mí­nimo com o governo , observou.

 
O PL 2.648/2015 é o único projeto de reajuste salarial até agora pautado no plenário da Câmara. Nenhum dos outros projetos, inclusive os que o Executivo fechou acordo com as entidades sindicais dos servidores, foi posto em pauta ou aprovado até agora.

 
Para Adilson, isso reflete tanto o trabalho de articulação que está sendo feito quanto o peso das manifestações da categoria no ano passado pelo reajuste e para derrubar o veto da presidente Dilma ao projeto que fora aprovado no Congresso (PLC 28). Chamamos um esforço de unidade da categoria nesse momento, a conjuntura polí­tica se intensificou e deteriorou muito nesses últimos meses, não dá para trabalharmos divididos , disse.

 
Editado por Sintrajufe/RS; fonte: LutaFenajufe Notí­cias, por Hélcio Duarte Filho.