CULTURA E RESISTÊNCIA

Com oficinas, atividades de formação e lives, 14ª Semana do Quilombo do Sopapo acontece de 18 a 24 de abril

Tem início nesta segunda-feira, 18, a 14ª Semana do Quilombo do Sopapo. Será uma série de atividades que segue até o dia 24, com oficinas, atividades de formação e lives celebrando os 14 anos da abertura oficial da sede do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo no Bairro Cristal, em espaço de propriedade do Sintrajufe/RS. As atividades também irão comemorar os 15 anos do Ponto de Cultura.

O Ponto de Cultura iniciou suas atividades no Bairro Cristal em abril de 2007, com encontros ocorrendo na sede do Clube de Mães do Cristal. Em 2007 aconteceram oficinas em escolas do Bairro e reuniões organizativas com as lideranças comunitárias no Clube de Mães, até termos nossa sede oficialmente aberta em 16 de abril de 2008. Esta é a data que recebemos a benção da Mestra Griô Sirley Amaro, dos Mestres Griôs Giba Giba e Baptista, e da Bataclã FC, madrinhas e padrinhos do Centro Cultural Quilombo do Sopapo.

A 14ª Semana do Quilombo do Sopapo é emblemática para a organização porque marca a reabertura do centro comunitário de cultura para programação de atividades prioritariamente presenciais, depois de dois anos sem realizar a celebração. A 12ª e a 13ª Semana do Quilombo do Sopapo foram totalmente virtuais.

A 14ª Semana do Quilombo do Sopapo deseja celebrar a resistência e o cuidado que permitiu ao ponto de cultura enfrentar os momentos mais difíceis da pandemia, sempre apostando na Cultura como estratégica para a defesa de direitos, as relações de cuidado e de superação das perdas duramente sofridas. Levantamos mais uma vez a hashtag #QuilomboDoSopapoSempre para reafirmar a nossa existência e compromisso com a Cultura que transforma!

Conheça a programação e participe! Acesse AQUI a programação completa.

A 14ª Semana do Quilombo do Sopapo conta com o apoio do Sintrajufe/RS e das seguintes entidades: Guayí, Na Trilha das Andarilhas / Núcleo de Teatro de Animação, Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro, Rede Beabah! de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul, Cristalizar Vídeo Produções (CVP), Coletivo Imagens Faladas, Sabão da Terra, Coletivo D’Versas, Rede RS de Pontos de Cultura, Cultura Viva, Programa Itaú Social Unicef (PISU).

Para mais informações, faça contato pelo e-mail quilombodosopapo@gmail.com ou pelo telefone (51) 3519-4041.

*Durante a programação da 14ª Semana do Quilombo do Sopapo, será imprescindível o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos. O espaço disponibiliza álcool em gel 70% em todas as suas dependências.