SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CULTURA

Com curadoria de jornalista do Sintrajufe/RS, exposição Búfala, com obras de artistas mulheres, tem abertura nesta sexta-feira, dia 8/3, na Casa dos Rosa, em Canoas

A inauguração da exposição Búfala: Agenciamentos de Corpas Insubmissas , acontece nesta sexta-feira, 8, às 18h30min, na Casa dos Rosa (Av. Victor Barreto, 2186, Centro de Canoas), aberta ao público. Haverá uma apresentação da artista Carini Pereira, com a performance No escuro eu abro os olhos . A mostra conta com a participação de 11 artistas residentes no Rio Grande do Sul que trazem, em seus trabalhos, olhares e questionamentos sobre o lugar das mulheres na sociedade brasileira.

A exposição tem curadoria de Izis Abreu, professora, historiadora da arte e mestra em Artes Visuais; e Rosane Vargas, jornalista do Sintrajufe/RS, historiadora da arte, mestra e doutoranda em Artes Visuais. A produção cultural é da historiadora da arte Aisha Costa.

O projeto é financiado pelo Programa de Incentivo í  Cultura (PIC 2022) e pela Secretaria Municipal de Cultura de Canoas (RS). As artistas foram selecionadas a partir de edital público aberto em 2023, com preocupação quanto í  diversidade racial/étnica, de gênero e de regiões do estado.

A orixá Iansã, Oyá, da mitologia Iorubá, e seu poder de transformar-se em uma Mulher Búfala, é o fio condutor. O projeto curatorial apresenta narrativas que auxiliam na reflexão sobre a insubmissão das mulheres ante o processo histórico e social de assujeitamento de seus corpos.

O objetivo é fomentar a produção artí­stica feminina e contribuir para a valorização da cultura local a partir do olhar das artistas e suas experiências.

Participam da exposição as artistas Bruna Alexsandra Rocha, Carini Pereira da Silva, Fayola Ferreira, Gabrieli Gonçalves, Iracema Gah Té (artista convidada), Laura de Anunciação, Lia Regina Braga, Mariana Duarte, Marion Velasco, Mariri Tavares e Virgí­nia Dias.

A mostra fica aberta de 8 de março a 8 de maio de 2024, de terça a domingo, das 9h í s 17h.