SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CULTURA

Com apoio do Sintrajufe/RS, concurso literário “Coração de Estudante” teve premiação nessa quarta-feira, 27

Foi realizada nessa quarta-feira, 27, a premiação do concurso literário “Coração de Estudante”, voltado para estudantes da cidade de Triunfo, promovido pela Justiça Eleitoral da cidade com apoio do Sintrajufe/RS. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Triunfo. A diretora Márcia Coelho representou o Sintrajufe/RS na cerimônia de premiação.

Durante a cerimônia foram realizadas audições da crônica “Das vantagens de ser bobo”, de Clarice Lispector, do poema e música “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento e Wagner Tiso, e do conto “Um dia qualquer em 76”, do colega da JE de Triunfo Elias Medeiros Vieira. A cerimônia se encerrou com a apresentação artística do CTG 20 de Setembro, dançando o “Xote da Amizade”, de Mário Barbará.


A iniciativa é organizada por colegas da JE em parceria com a secretaria de Educação do município e com o Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Lajeado. O concurso foi idealizado pelo colega Elias Medeiros Vieira e conta com a participação do conjunto de servidores e estagiários da JE de Triunfo: Diego Henrique Schneider, Bárbara Félten, Beatriz Mallmann Rambor e Ana Carolina Flores da Silva. Além da divulgação, o Sintrajufe/RS apoia o concurso por meio do oferecimento de kits de livros e blocos produzidos pela entidade aos estudantes premiados.

Conforme os organizadores, o objetivo do concurso é despertar talentos literários, promover a literatura, os jovens, os sonhos, a esperança e despertar a sensibilidade artística dos jovens estudantes promovendo um espaço para que se expressem aproximando a política do cotidiano e aproximando a ideia da participação política com os sonhos da juventude e a esperança de melhores dias. Essa é a segunda edição do concurso, do qual participaram estudantes cursando o Ensino Fundamental e Médio no município de Triunfo, com idade entre 13 e 21 anos. Eles e elas inscreveram contos, crônicas e poemas com temática livre.

Nessa segunda edição, o concurso contou com a participação de estudantes do conjunto de escolas do município. Foram inscritos 387 produções literárias distribuídas nas categorias “Contos”, “Crônicas” e “Poemas”. Os textos apresentados foram analisados por comissão avaliadora integrada por cinco professoras do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), Instituição parceira do projeto.

Premiação

Os estudantes finalistas do concurso receberam como prêmios troféus, medalhas e certificados, celebrando o reconhecimento de seus esforços e criatividade. Os agraciados receberam, também, como prêmios, uma coleção de livros produzidos ao longo dos anos pelo Sintrajufe/RS e agora ofertados pelo sindicato, e o kit Assis Brasil, ofertado pelo TRE-RS. O vencedor de cada uma das categorias foi contemplado com uma poupança de R$ 1 mil, ofertadas pelo Legislativo, Executivo e Judiciário triunfense. As escolas participantes foram agraciadas com o troféu “Escola Coração de Estudante” e os professores envolvidos diretamente no concurso receberam medalhas.