Em 2023, a Fenajufe participa da 7ª edição da campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo e promove, no sábado, 18, às 11h, a live Heteroidentificacão e combate ao racismo com retransmissão pelo Sintrajufe/RS. A representação será pelo Coletivo de Pretas e Pretos da federação. Em 21 de março, comemora-se o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Notícias Relacionadas
A convidada é Roseli Faria, diretora da Secretaria de Acesso à Justiça no Ministério da Justiça e Segurança Pública, economista e servidora federal. Ela participou da elaboração da orientação normativa 3 e da portaria normativa 4, que definem a atuação das comissões de heteroidentificação, elemento crucial para a implementação da política de cotas. A mediação fica a cargo de Magali Dantas, integrante do Núcleo de Negras e Negros do Sintrajufe/RS.
A campanha prevê a realização de vários eventos organizados de forma coletiva por entidades do movimento negro, militantes, ativistas antirracistas e organizações que buscam uma sociedade sem racismo, opressão e quaisquer outras formas de discriminação e preconceito.
Essa é a primeira atividade do Coletivo de Pretas e Pretos da Fenajufe, criado no encontro realizado em novembro de 2022, com a retomada do debate das questões raciais no Judiciário Federal, a partir de deliberação do 11º Congrejufe, ocorrido em 2019.
Origem da data
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao fato que ficou conhecido como Massacre de Sharpeville .
A população negra da áfrica do Sul lutava contra o regime do apartheid, de segregação racial, que perdurou por 46 anos. Durante uma manifestação pacífica contra a Lei do Passe , que ditava por onde pessoas negras poderiam circular, policiais mataram 69 manifestantes e feriram outros 186. Esse ataque, em 21 de março de 1960, ficou conhecido como o Massacre de Sharpeville .
Em memória aos manifestantes e para reforçar a luta contra o racismo, a discriminação racial e contra qualquer tipo de intolerância, a campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo propõe ocupar os espaços sociais e culturais do Brasil para incentivar a sociedade a refletir sobre o enfrentamento constante ao racismo em todos os âmbitos, sobre a luta contra a opressão militar e policial às periferias, sobre as desigualdades raciais e para enaltecer a cultura negra e africana no Brasil.
Fonte: Fenajufe