SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

QUINTATIVA

Colegas aposentados sindicalizados ao Sintrajufe/RS participam de visita guiada à  Fundação Iberê Camargo

No dia 31 de agosto, a Quintativa do Núcleo Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF) promoveu uma visita guiada à  Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. O grupo de colegas aposentados e aposentadas pôde entrar em contato com produções de Iberê Camargo, José Gamarra, Afonso Tostes e Miguel Rio Branco, artistas com exposições no local.

A visita teve iní­cio no quarto andar, onde está a exposição Iberê Camargo: desenhos , com autorretratos, retratos, paisagens, estudos de juventude e outros desenhos mais livres do artista gaúcho. Outra mostra é Afonso TostesAjuntamentos , com as esculturas do artista mineiro que se dedica í  investigação sobre estruturas, tendo como matéria-prima madeiras recuperadas de demolições e canteiro de obras pela cidade do Rio de Janeiro, onde vive.

Originalmente apresentada no Museu Nacional de Artes Visuais do Uruguai (MNAV), José GamarraAntologia traz um panorama de quase oito décadas da carreira do artista uruguaio, cujas pinturas possuem raí­zes profundas na história da América Latina. A quarta exposição em cartaz é Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas , com fotografias que abrangem décadas do trabalho de Miguel Rio Branco, artista brasileiro nascido na Espanha.

Para a diretora do sindicato e coordenadora do NAF, Arlene Barcellos, as atividades das Quintativas são muito proveitosas, porque, além das informações culturais e de lazer, são um momento de integração entre colegas desse importante segmento da categoria.

A colega aposentada Hildegard Hartfelder Krey participou pela primeira vez de uma atividade do NAF. Ela disse que o grupo é muito acolhedor. Passei uma tarde agradável junto a colegas, apreciando as obras expostas. Não perco mais nenhuma atividade do grupo”.

As Quintativas são realizadas na última quinta-feira de cada mês, com atividades culturais e de lazer, ora em local fechado (museus, bibliotecas, pontos de cultura, fundações), ora em local aberto (passeios de barco, visita a caminhos rurais, feiras). Sempre são observadas as condições de acessibilidade de cada local.