SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

QUINTATIVA

Colegas aposentados sindicalizados ao Sintrajufe/RS participam de visita guiada à Fundação Iberê Camargo

No dia 31 de agosto, a Quintativa do Núcleo Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF) promoveu uma visita guiada à Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. O grupo de colegas aposentados e aposentadas pôde entrar em contato com produções de Iberê Camargo, José Gamarra, Afonso Tostes e Miguel Rio Branco, artistas com exposições no local.

A visita teve início no quarto andar, onde está a exposição “Iberê Camargo: desenhos”, com autorretratos, retratos, paisagens, estudos de juventude e outros desenhos mais livres do artista gaúcho. Outra mostra é “Afonso Tostes – Ajuntamentos”, com as esculturas do artista mineiro que se dedica à investigação sobre estruturas, tendo como matéria-prima madeiras recuperadas de demolições e canteiro de obras pela cidade do Rio de Janeiro, onde vive.

Originalmente apresentada no Museu Nacional de Artes Visuais do Uruguai (MNAV), “José Gamarra – Antologia” traz um panorama de quase oito décadas da carreira do artista uruguaio, cujas pinturas possuem raízes profundas na história da América Latina. A quarta exposição em cartaz é “Palavras cruzadas, sonhadas, rasgadas, roubadas, usadas, sangradas”, com fotografias que abrangem décadas do trabalho de Miguel Rio Branco, artista brasileiro nascido na Espanha.

Para a diretora do sindicato e coordenadora do NAF, Arlene Barcellos, as atividades das Quintativas são muito proveitosas, porque, além das informações culturais e de lazer, são um momento de integração entre colegas desse importante segmento da categoria.

A colega aposentada Hildegard Hartfelder Krey participou pela primeira vez de uma atividade do NAF. Ela disse que “o grupo é muito acolhedor. Passei uma tarde agradável junto a colegas, apreciando as obras expostas. Não perco mais nenhuma atividade do grupo”.

As Quintativas são realizadas na última quinta-feira de cada mês, com atividades culturais e de lazer, ora em local fechado (museus, bibliotecas, pontos de cultura, fundações), ora em local aberto (passeios de barco, visita a caminhos rurais, feiras). Sempre são observadas as condições de acessibilidade de cada local.