POR VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA

Colega aposentado do TRT4 é homenageado em exposição sobre o golpe na Câmara de Porto Alegre por luta contra a ditadura

O colega aposentado do TRT4 José Loguércio foi um dos homenageados no ato oficial de abertura da exposição “Por Verdade, Memória e Justiça”, em exibição na Câmara de Vereadores de Porto Alegre durante esta semana. A atividade reuniu defensores da democracia e personagens da resistência no período da ditadura militar na noite da última quarta-feira, 3.

A exposição foi inspirada no projeto Caminhos da Ditadura em Porto Alegre. A mostra reúne banners com fotos e textos que contam a história de locais da Capital considerados emblemáticos durante o regime militar, como o Dopinho, a Esquina Maldita, Ufrgs, Praça Argentina e a Esquina Democrática.

A exposição foi organizada a partir do gabinete do vereador Giovani Culau (PCdoB) e, conforme o vereador, se relaciona com a importância da luta pela democracia na atualidade. Além de José Loguércio, foram homenageados Raul Carrion, Antônia Mara Vieira Loguercio (juíza aposentada da Justiça do Trabalho), Carmen Lopes, Jussara Cony, Sérgio Bittencourt e a Associação de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do RS.

José Loguercio

O colega José Loguércio falou ao Sintrajufe/RS sobre a importância da atividade e da homenagem: “Fiquei contente e comovido com o ato de Memória, Verdade e Justiça. Contente por ver jovens com muita disposição de relembrar o que fizemos para fazer ainda melhor. Comovido pela homenagem recebida por minha contribuição ‘na luta contra a ditadura militar e em defesa da democracia brasileira’ e por rever amigos que também permaneceram durante 60 anos no mesmo caminho”.

Com informações do Brasil de Fato RS

Foto: Jorge Leão e divulgação