SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

URGENTE

Banco Central apresenta minuta de Medida Provisória com 22% de reajuste para seus servidores; mobilização precisa aumentar para arrancar mais de 5%

O Banco Central (BC) informou na tarde desta quinta-feira, 12, que enviou ao Ministério da Economia uma minuta de Medida Provisória (MP) por meio da qual concede 22% de aumento para os servidores do BC. Em Brasí­lia para uma mobilização unificada da campanha salarial, servidores e servidoras de todo o paí­s reforçam que o momento é de reforçar a luta para garantir reposição para todos e todas.

Ainda não há informações detalhadas sobre a minuta, mas a reposição dos servidores do BC deve ser implementada a partir de junho. A categoria tem realizado manifestações desde o final do ano passado. Conforme a CNN, o documento inclui ainda alguns itens de reestruturação da carreira.

Mobilização para arrancar mais de 5%

O Sintrajufe/RS está em Brasí­lia participando da mobilização unificada que ocorre nesta quinta. Ao repassar a informação para os presentes no ato que está sendo realizado por diversas categorias, o diretor do sindicato Marcelo Carlini convocou: Se tem 22% para eles, tem para nós também. Temos que fazer crescer a mobilização e arrancar o que estamos pedindo . A reivindicação da campanha unificada é de 19,99% de reposição emergencial, referente às perdas acumuladas apenas durante o governo Bolsonaro.

Conforme Carlini, o Judiciário já apresentou números relativos aos cálculos para uma possí­vel reposição, e ficou demonstrada a confirmação de que há, sim, recursos disponí­veis para isso. Há, inclusive, dinheiro para mais do que os 5% nos quais o governo vem falando pela imprensa. Além disso, destaca o dirigente, 5% é pouco, não paga nem metade da inflação acumulada nos últimos 12 meses . Por isso, reforça, o Sintrajufe/RS, junto com os outros servidores, vai continuar a luta pela reposição salarial emergencial de 19,99%, e vamos seguir até o fim. Não vamos aceitar mais arrocho salarial e vamos lutar pela recomposição dos nossos salários . Veja abaixo a fala completa do diretor:


Também diretor do sindicato e presente em Brasí­lia, Fabrí­cio Loguércio sublinha que as categorias estão lutando por uma reposição que é um direito de todos os trabalhadores e trabalhadoras . Ele lembra que a inflação acumulada no último perí­odo é ainda maior do que os 19,99%, mas que esse í­ndice é reivindicado como emergencial. Continuamos na luta junto com outros colegas de todo o Brasil por essa reposição , completa. Veja abaixo o ví­deo com o depoimento do dirigente:


A diretora Luciana Krumenauer, que também está na capital federal, explica que, embora os 19,99% não recomponham completamente as perdas acumuladas, vão nos ajudar a continuar essa briga de uma forma mais justa . Ela destaca ainda que, em assembleia geral realizada nessa quarta foi decidido que serão realizadas assembleias de base no interior do estado para continuar a mobilização junto com todo o Judiciário e MPU . Veja abaixo a declaração completa da diretora:


O colega aposentado da Justiça do Trabalho Valdir Laini também está em Brasí­lia como integrante da delegação do Sintrajufe/RS, participando das mobilizações.

O congelamento salarial imposto ao funcionalismo tem sido respondido com muita luta desde janeiro. Os servidores federais reivindicam 19,99%, o que reporia apenas as perdas relativas ao perí­odo do atual governo. O governo, porém, falaapenas pela imprensa, sem proposta oficialem 5% de reajuste linear. De modo unificado, as categorias vêm realizando atividades de mobilização, na capital federal e nos estados, muitas vezes integradas às campanhas salariais de servidores e servidoras estaduais e municipais. No Judiciário Federal, a Fenajufe reuniu-se, no dia 27 de abril, com o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Edmundo Veras dos Santos Filho. A informação repassada pelo diretor-geral é de que há duas possibilidades para a reposição salarial buscada pela categoria: vinculá-la a um possí­vel reajuste dos servidores do Executivo e/ou enviar um projeto de lei especí­fico do Judiciário para o ano que vem. O Sintrajufe/RS seguirá lutando pelos dois projetos de forma a repor ao máximo possí­vel as perdas acumuladas.