Em uma primeira vitória na luta por uma reivindicação tratada em conjunto pelo Sintrajufe/RS e pela Assojaf/RS, a Comissão de Orçamento, Finanças e Planejamento Estratégico do TRT4 manifestou-se a favor dos pleitos dos oficiais de justiça que solicitavam smartphones e linhas telefônicas para o desempenho do serviço, ou ajuda de custo para essa finalidade. A Comissão informou, na última sexta-feira, 12, o apoio formal à demanda.
Â
Ainda que a reivindicação não esteja assegurada, a manifestação é um passo importante para concretizá-la. O Sintrajufe/RS participou de reuniões para tratar do tema, inclusive na própria Comissão, e oficiou à administração do TRT defendendo a reivindicação dos oficiais de justiça. Cristiano Moreira, diretor do sindicato, é membro da Comissão, e defendeu nas reuniões a reivindicação da categoria. Para o diretor do Sintrajufe/RS Andrés Cevallos, o pedido tem grande importância: “Os oficiais de justiça acabam não sendo indenizados pela administração pela utilização, para fins de serviço, do telefone particular. Temos que colocar à disposição o nosso celular e ainda arcar com gastos que, na verdade, não deveriam ser nossos, tendo em vista que são gastos telefônicos feitos para agilizar o trabalho”. Andrés destaca ainda a questão da segurança, já que seria mais seguro para o oficial ter um número apenas para serviço, evitando a exposição de seu número de telefone pessoal.
Â
A Comissão de Orçamento e Finanças do TRT encaminhou ofício à presidência do TRT 4 afirmando ser pertinente e adequado à execução das atividades realizadas pelos senhores oficiais de justiça o pleito relacionado à disponibilização de smartphones, com plano de dados, sugerindo que a pretensão seja acolhida a partir de janeiro do ano de 2015, com ônus para o Tribunal no valor fixo de R$ 100,00 por linha, até a próxima previsão orçamentária, onde se possa aumentar ou ao menos manter o valor referido.
Â
O Sintrajufe/RS vai seguir monitorando a questão e gestionando, em parceria com a Assojaf/RS, pela concretização da demanda, que visa interromper a situação de constantes prejuízos e proporcionar uma melhoria significativa nas condições de trabalho dos oficiais de justiça avaliadores federais.








