SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

NOVO ALERTA DE GOLPE

Ante novos relatos, Sintrajufe/RS reforça que colegas devem ficar alertas para tentativas de golpe com uso dos nomes da entidade e do escritório de advocacia

Nesta semana, o Sintrajufe/RS recebeu novos contatos de colegas que receberam mensagens por WhatsApp de golpistas que utilizam os nomes do Sintrajufe/RS e do escritório Silveira, Martins, Hübner Advogados (SMH), que presta assessoria jurídica à entidade. Como informado em outras ocasiões, o sindicato que não utiliza esse meio ou ligações telefônicas para tratar de ações judiciais com a categoria.

Nos últimos meses, o Sintrajufe/RS publicou várias matérias a fim de alerta para tentativas de golpe virtual. Em setembro, além de registrar boletim de ocorrência, o sindicato se reuniu com o delegado da 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, Vinícius Nahan dos Santos, para tratar do assunto.

Importante: se receber alguma mensagem desse tipo, bloqueie o número dos golpistas. Se houver qualquer dúvidas, antes de responder ou enviar informações para contatos suspeitos, ligue para o sindicato: (51) 3235-1977.

Como os golpistas agem

Segundo relatos de colegas, os golpistas fazem contato por WhatsApp, utilizam o logotipo do Sintrajufe/RS para tentarem se fazer passar por uma conta do sindicato e pedem que a vítima entre em contato com números informados na mensagem. Esses números, supostamente, seriam dos advogados Felipe Néri Dresch da Silveira ou Amarildo Maciel Martins, do escritório SMH.

As mensagens tratam de supostas liberações de alvará referentes a processos de URV e outros (3,17% e 28,86%). Como forma de dar credibilidade, são informados o nome do contatado e seu CPF. O objetivo é que a vítima faça pagamentos via Pix, sob o pretexto de agilizar a liberação dos valores.

Em uma variação do esquema, os golpistas também podem ligar, apresentando-se como advogado do SMH e solicitando pagamentos para liberação de supostos alvarás.

A mensagem enviada pelos golpistas nesta semana, tentando se fazer passar pelo sindicato, é a seguinte (ou semelhante):

SINTRAJUFE-RS
Olá Bom Dia! Sr(a) …
Portador(a) do CPF:
O sindicato comunica sobre a autorização e liberação do pagamento do seu processo que foi movido pelo departamento jurídico do SINTRAJUFE-RS.
Assunto: Índice dos (3,17) e dos 28,86% Lei 8.622/1994 e 8.627/1994, REFERENTE A URV
Entre em contato com o DR AMARILDO MACIEL (OAB/34.508-RS para solicitar o recolhimento dos alvará de liberação.

(51) 998123361

Fique atento!

Os números de contato que os golpistas divulgam nas mensagens não são os números do sindicato nem do escritório SMH. Além disso, não há nenhuma ação como essa em andamento e, nas ações do Sintrajufe/RS, não são feitas cobranças antecipadas de valores.

O contato oficial do escritório SMH é apenas o seguinte: telefone/WhatsApp (51) 2104-0450.

O contato do Sintrajufe/RS é (51) 3235-1977. O sindicato também envia mensagens com informações relevantes pelo T-Conecta, via WhatsApp, exclusivamente pelo número (51) 9998-69113.