SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

VOCÊ Já ASSINOU?

Abaixo-assinados pela antecipação da parcela somam mais de 12 mil assinaturas em 5 dias; campanha será pauta da assembleia geral do Sintrajufe/RS nesta quinta, 20/7

A campanha Antecipa, STF! , lançada pela Fenajufe na semana passada, em apenas cinco dias contava com mais de 12 mil; eram mais de 11 mil no abaixo-assinado destinado a servidores e servidoras do Judiciário Federal e cerca de 1500 assinaturas no documento do Ministério Público da União (MPU). O Sintrajufe/RS aderiu à campanha, que busca a antecipação do pagamento da parcela da recomposição salarial de 6,13% de fevereiro de 2025 para 2024. Esse será um dos assuntos na pauta da assembleia geral do Sintrajufe/RS, nesta quinta-feira, 20, às 19h30min, pela plataforma Zoom.

Para garantir a antecipação, é necessário que os valores sejam incluí­dos no orçamento de 2024. A primeira parte da campanha seguirá até o dia 11 de agosto, quando se encerrará o prazo para os órgãos de Poder Judiciário e do MPU apresentarem propostas orçamentárias ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para inclusão no Projeto de Lei Orçamentário Anual de 2024 (Ploa 2024). Por isso, é importante que todos e todas as colegas assinem o abaixo-assinado, que será enviado para o STF e para a PGR, e que participem das atividades de mobilização.


Para as servidoras e os servidores do Judiciário Federal, a recomposição salarial foi concedida em 9 de janeiro deste ano, nos termos da lei 14523.; a lei 14.524 concedeu a recomposição aos servidores e às servidoras do MPU. Em ambos os casos, o reajuste foi dividido em três parcelas cumulativas, da seguinte maneira:

6% a partir de 1º de fevereiro de 2023;

6% a partir de 1º de fevereiro de 2024;

6,13% a partir de 1º de fevereiro de 2025.


Assembleia geral

A assembleia geral do Sintrajufe/RS, nesta quinta-feira, 20, tem como pauta informes e encaminhamentos da campanha de antecipação da parcela salarial de 2025; referendo de medidas judiciais protocoladas; e eleição da delegação para os Congressos Estadual e Nacional da CUT.

Antecipa, STF!

A direção do sindicato passará informes sobre a campanha da Fenajufe Antecipa, STF! e os desdobramentos no estado. A antecipação do pagamento é uma medida essencial para diminuir as perdas salariais dos últimos anos; somente as perdas acumuladas entre 2019 e 2022 totalizaram mais de 30,65%. O parcelamento da recomposição parcial aumenta, ainda mais, essas perdas.

Calendário de mobilização em Brasí­lia:

1 a 3 de agostoAtividades desenvolvidas pela federação

8 a 10 de agostoPlantão ampliado em Brasí­lia da Diretoria Executiva da Fenajufe

8 de agostoAudiência com a presidente do STF, ministra Rosa Weber

9 de agosto, 9hAtividade no Congresso Nacional, com participação dos sindicatos de base

15hAto em frente ao STF, com participação dos sindicatos de base

10 de agosto, 9hAtividade no Congresso Nacional, com participação dos sindicatos de base

15hAtividade no STF, com participação dos sindicatos de base

Ações judiciais

Na assembleia, serão apresentados, para referendo, medidas judiciais protocoladas pela assessoria jurí­dica do Sintrajufe/RS.

Congressos da CUT

O 10º Congresso Estadual do Sintrajufe/RS aprovou a refiliação do sindicato à Central única dos Trabalhadores. Por isso, é importante participar dos dois maiores eventos da Central, em ní­veis estadual e nacional. O 16º Cecut-RS acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O 14° Concut será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo, no ano em que a Central comemora seus 40 anos de existência. Com o lema Luta, direitos e democracia que transformam vidas , o Concut terá como objetivos intensificar e aprofundar o debate sobre a atual conjuntura, definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora, para o movimento sindical e para o povo brasileiro .

Com informações da Fenajufe