SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A partir deste ano, 20 de novembro passa a ser celebrado como feriado nacional

Em 2024, pela primeira vez, o dia 20 de novembro será feriado em todo o país. A lei celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e foi sancionada pelo presidente Lula (PT) em dezembro de 2023. Anteriormente, a data era feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades.

A data não consta como feriado no calendário 2024 do Sintrajufe/RS, pois, quando a lei foi sancionada, o material já estava pronto e sendo distribuído. Portanto, quem o utiliza para contar prazos, por exemplo, deve ficar atento.

O 20 de Novembro representa um marco importante na luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial no país. O feriado remete ao dia da morte de Zumbi, assassinado em uma emboscada por ter liderado a resistência contra os ataques portugueses contra o Quilombo de Palmares no século 17. De acordo com registros históricos, Zumbi nasceu em 1644 onde hoje está localizado o estado de Alagoas. Palmares é considerado o maior Quilombo da América Latina. Cerca de 20 mil pessoas moravam e trabalhavam no local, em busca de refúgio contra a escravidão e outras perseguições.

A data se tornou um marco para o movimento negro no Brasil. Reforça em todo o país a luta contra o racismo e a necessidade de reflexão sobre a memória e resistência do povo negro.

Com informações de Agência Câmara e da Agência Senado

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil