CULTURA

Biblioteca do Quilombo do Sopapo é reaberta à  comunidade; filiados e filiadas ao Sintrajufe/RS são bem-vindos!

Após o recesso de fim de ano, a biblioteca do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, parceiro do Sintrajufe/RS, já está reaberta à  comunidade! As servidoras e os servidores filiados ao sindicato são bem-vindos para conhecer o projeto e frequentar a Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro, que fica na avenida Capivari, 602, Bairro Cristal, em Porto Alegre.

Reinaugurada em abril de 2017 com o nome Biblioteca Comunitária Mestra Griô Sirley Amaro em reconhecimento ao trabalho e presença de Dona Sirley no espaço e em todo o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, hoje o espaço conta com mais de 1.000 tí­tulos literários, com enfoque em literatura negra, LGBTQIA+, decolonial e voltadas para infância e juventude.

A Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro é um espaço ludo-educativo e comunitário de acesso ao Livro e a Literatura, integrante do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Mais que uma sala com livros para ler e emprestar, se afirma como um espaço de encontros, militância, reflexão e afetos, integrando linguagens artí­stica, como a Contação de Histórias, o Teatro de Bonecos, a Tradição Oral e a Música, e de promoção da bibliodiversidade.

A biblioteca possui sala de leitura, com espaço acolhedor, dentro da estrutura do Centro Comunitário de Cultura do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Também realiza o empréstimo de livros, mediante prévio cadastro. Ainda, promove mediações de leitura e outras ações culturais: em breve, nas redes sociais do Quilombo do Sopapo, serão divulgadas diversas ações culturais da biblioteca previstas para 2023: oficina de cartoneros, contação de histórias, saraus, teatro, entre outras.

Confira os dias e horários de atendimento presencial e virtual:

Atendimento Presencial:

– Terças-feiras, das 14 às 17 horas.
– Quartas-feiras, das 09 às 12 horas.
– Quintas-feiras, das 09 às 12 horas.
– Sextas-feiras, das 14 às 17 horas.

Atendimento virtual:

De segunda a sábado, das 9h às 17h, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp/ Telegram (51) 99312-9475.

Atuação em rede

A Biblioteca Mestra Griô Sirley Amaro integra a Rede Beabah RS de Bibliotecas Comunitárias, juntamente com outros 15 espaços localizados em sete cidades do Estado: Cachoeirinha, Canela, Canoas, Cidreira, Eldorado do Sul, Esteio e Porto Alegre. Idealizada em 2008, a Rede de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul tem o intuito de aproximar causas e projetos que atuem em prol da democratização e descentralização do acesso ao livro, í  cultura e í  educação.

Com a atuação focada nas periferias dos territórios, a Rede atua pela transformação social, a favor da cidadania por meio do entrelaçamento entre educação e cultura. O coletivo integra a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), onde participa de articulações no âmbito nacional com as demais redes locais. Juntas, elas totalizam mais de 120 bibliotecas comunitárias espalhadas pelas periferias de nove estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Pará. Além desta parceria, a Beabah integra também a Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (Leqt) e a Periferia Brasileira de Letras (PBL), projetos que reúnem instituições e coletivos literários do paí­s.