UM CONTO POR ENCONTRO

última reunião de 2021 do grupo focal do Sintrajufe/RS será aberta e contará com a presença de vencedores do Concurso Literário do sindicato

No dia 14 de dezembro, terça-feira, às 18h30min, será realizado o último encontro, em 2021, do grupo focal Um Conto por Encontro, do Sintrajufe/RS, que relaciona a literatura com a vida cotidiana. Dessa vez, a reunião terá um formato diferente, pois será aberta ao público, sem necessidade de inscrições prévias. A proposta é realizar uma conversa, com a participação de finalistas do Concurso Literário Mario Quintana, promovido pelo sindicato.

A reunião ocorrerá por videochamada, pela plataforma Google Meet. Para acessar a ferramenta, basta clicar no link.

No encontro, serão lidos os contos dos três finalistas do Concurso Literário na modalidade Regional, categoria Conto. Os textos serão os seguintes: A hora H , de Renata dos Santos Ruffo; A distância do pássaro , de Letí­cia Copatti Dogenski; e Viúva e rica , de Carlos Fernando Costa. As autoras e o autor estarão presentes na atividade.

Sobre o grupo focal

Nos encontros do grupo, são trabalhadas as leituras de contos de ficção com diversos temas, visando ao debate sobre as saí­das que os personagens encontram para os seus sofrimentos. O objetivo é proporcionar reflexões e discussões sobre questões que possam ter identificação com situações reais, vivenciadas por todos e todas.

A ideia surgiu a partir do primeiro grupo focal de acolhimento psicológico, em que Vera Moura havia proposto uma atividade para provocar o envolvimento dos temas com a literatura. A sugestão foi acolhida com interesse pelos integrantes e resultou na proposta de realização de novo grupo, em formato mais aberto, para tais debates e discussões.