FORMAÇÃO

1º Encontro de Negros e Negras do Sintrajufe/RS terá atividades culturais; conheça os participantes

No dia 28 de outubro, acontece o 1º Encontro de Negros e Negras do Sintrajufe/RS. Em meio à programação, que terá diversos debates importantes para para servidores e servidoras, pessoas brancas e negras, haverá momentos para atividades culturais.

O evento ocorrerá na sede do Sintrajufe/RS (rua Marcí­lio Dias, 660), com iní­cio às 9h, aberto a toda a categoria; a programação completa já está disponí­vel. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online até o dia 20.

O momento cultural será marcado pela abertura da exposição fotográfica Trajetórias negras , da socióloga, fotógrafa e colega aposentada Lourdes Helena da Rosa. Também estará presente o artista visual Valdenar Gonçalves, com a exposição de retratos em óleo sobre tela Pretos a três por quatro .

Veja abaixo os perfis de Lourdes e Valdenar:

Lourdes Helena de Jesus da Rosa, aposentada do TRF4, faz da fotografia em P&B instrumento de combate ao racismo estrutural e a toda forma de preconceito. Na área da fotografia, fez os seguintes trabalhos coletivos: Grupo 35mm, no Livro Vida Palafita, na Ilha dos Marinheiros/POA/RS, em 2008; Tantos uns, em 2018, no TRT4, com o tema PCDs; Presença Negra, no TRF4, em 2018. Individualmente, expôs na Assembleia Legislativa/RS, em 2019, a mostra Respeitem nossa ancestralidade; Vidas Negras, em 2022, na ONG Cirandar; entre outros.

Valdenar Gonçalves é Biólogo e artista visual, gaúcho, natural de Ijuí­, reside em Porto Alegre desde 2014. Sempre esteve ligado a atividades artí­sticas como a dança e as artes visuais. Integrou o Grupo de Teatro da Unijuí­, entre 2005 e 2012, como ator e realizando atividades de cenografia, iluminação, figurino e roteiro. Desde 2020 vem se dedicando a pintura a óleo tendo a pintura de retratos como motivação. O artista foi selecionado para expor seu trabalho de 13 de novembro a 8 de dezembro no TRT4.

Veja abaixo a programação completa do Encontro:

9hAbertura: Mí­stica de chegança, com a artista Ana Cristina dos Anjos.
9h30min “ Abertura e apresentação da dinâmica do encontro, com membros do Núcleo de Negros e Negras e da direção do Sintrajufe/RS
10hMesa 1: Como pensar a interseccionalidade na organização sindical?Com ísis Garcia, secretária de Combate ao Racismo da CUT/RS, e representantes negros da direção do Sintrajufe/RS
12hIntervalo para almoço. Será oferecida uma feijoada (com opção vegetariana), a cargo do chef Pedro Nascimento
13h30min “ Mesa 2: O que nos inspira? Como as lutas negras fora do Poder Judiciário contribuem e dialogam com o movimento sindical?Com Patrí­cia de Lourdes Peres da Rosa (Mãe Paty), liderança quilombola; Elis Regina Duarte Gomes, liderança do movimento negro; Walmyr Júnior, militante do movimento negro e da periferia no Rio de Janeiro
15h “ Intervalo
15h30min “ Mesa 3: Polí­ticas públicas para a população negraCom Gleidson Renato Martins Dias (Taata N’Daji dya Zambi), operador do Direito; Magali Dantas, servidora pública e ativista dos Direitos Humanos.
17h – Encaminhamentos
18h – Coquetel de confraternização e momento cultural